sexta-feira, 28 de setembro de 2018

BAIXA: O SENHOR CARVALHO COMEMOROU MAIS UM ANIVERSÁRIO






Cândido Carvalho, o precursor da Loja das Meias em Coimbra, comemorou recentemente 90 anos. Para celebrar a efeméride, hoje, juntou os seus quatro amigos de sempre no restaurante Dom Pedro, na Avenida Navarro e, elevando as taças de cristal ao alto, todos fizeram tchim tchim.
Na mesa do aniversariante, ao seu lado, podia ver-se César Pegado, jogador de rugby, professor e ex-funcionário da Fundação Inatel, agora com 76 anos; no cabeçalho, de rosto calmo e sorridente, estava o João Fernandes, agora com 89 anos, que foi delegado do Inatel durante 30 anos e uma presença sempre disponível na entreajuda à cultura em Coimbra; ao lado estava o José da Costa, com 87 anos, o rosto identificativo da mais antiga ourivesaria na cidade, a Ourivesaria Costa na Rua Ferreira Borges; ao lado deste, com fisionomia um pouco mais séria, estava o Manuel Mendes, agora com 87 anos, reconhecido e estimado comerciante na Praça do Comércio com vários estabelecimentos comerciais com o mesmo nome.
Sem grandes formalidades, nem discurso previamente escrito, o parabendista, na sua calma habitual que tão bem lhe reconheço, um pouco emocionado lá foi adiantando que o melhor que se sente diariamente e se leva desta vida é a amizade. Vindo de África, chegou a Coimbra em 1958, então com 32 anos de idade. Foi na Rua Ferreira Borges, onde estão as suas lojas de moda, que conheceu estes seus grandes quatro amigos. “Sou uma pessoa com muita sorte! Quantas pessoas com 90 anos se podem gabar de terem a seu lado, praticamente a conviverem diariamente, quatro dedicados companheiros?


UM NAIPE DE EXCELÊNCIA


Quando nos nossos dias assistimos ao desaparecimento da loja de tradição, em Coimbra temos a sorte de ainda contar com alguns estabelecimentos com mais de meio-século e, curiosamente, ainda com os seus fundadores de boa saúde e a darem uma mãozinha no negócio, nem que seja para matarem o bichinho que os corrói.
Comecemos pela Loja das Meias, 60 anos de actividade comercial, e com Cândido Carvalho a comemorar 90 anos.
Na mesma rua e quase em frente está a Ourivesaria Costa, 81 anos de desempenho no sector de ourivesaria, e José da Costa com 87 anos.
Na Praça do Comércio estão os estabelecimentos da família Mendes, com cerca de 80 anos, e com Manuel Mendes prestes a comemorar os 88 anos.
Na Rua Visconde da Luz encontramos a loja dos Bragas, L.ª, com 90 anos de existência, e com o velho Braga a apagar as 94 velas em Junho último. O senhor Braga, com esta vetusta idade e ainda a trabalhar na sua loja, faz dele o mais idoso comerciante ainda em actividade na Baixa de Coimbra.
Em frente, e ainda na mesma Visconde da Luz, sem poder ignorar, damos de caras com a Casa dos Enxovais, a laborar desde 1965, portanto com 53 anos. De boa saúde e a conduzir o barco está o timoneiro José Marques, que comemorou há dias 80 anos de vida.
Num tempo de genocídio ultraliberal, em que a história comercial parece não contar nada na narrativa das urbes, quantas cidades médias como Coimbra se podem orgulhar de contar no seu seio com respeitosos embaixadores mercantis como estes?
Já agora, pergunto eu assim a perder de vista ao leitor, a Câmara Municipal de Coimbra não teria obrigação de, através de uma pequena cerimónia solene, homenagear estes homens? Lá ter tinha… mas como não fazem parte dos filiados nos partidos de poder, lamenta-se muito, muito mesmo, mas não há tempo, não há lugar, e muito menos verba para os condecorar com a simples Medalha da Cidade como merecem.

Sem comentários: