quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O MUSEU DO CHAPÉU AO LADO


(SE ATENTAR BEM, VERÁ O ROSTO DO VELHO BRAGA, POR ENTRE CHAPÉUS, NESTA FOTO)







 Muitos de nós, estou certo, já passámos milhentas vezes em frente ao “Bragas, Lª” e, se calhar, nem ligámos muito. Poucos saberão que esta “casa-museu” -no bom sentido do termo, isto, é na projecção da ancestralidade-, situada na Rua Visconde da Luz, em Coimbra, tem mais de oitenta anos de existência e, segundo tudo indica, felizmente, está ali para as curvas. 
Transpor as portas deste estabelecimento, por analogia, será o mesmo que entrar numa máquina do tempo que nos transporta ao início do século XX. As suas paredes aconchegantes e “forradas” com mobiliário “arte noveaux” em bege, a condizer com o tecto de madeira, atesta o fino gosto dos “loucos anos” de 1920 e a moda vinda de Paris.
O “Bragas, Lª” foi uma das casas mais chiques de Coimbra, naquele tempo em que usar chapéu, para além de ser um imperativo de “status”, era também uma cultura imposta pelo hábito e pelo tempo. Toda a cabeça, masculina ou feminina, que se prezasse tinha de andar coberta –o contrário seria considerado sacrilégio. Era uma espécie de gravata dos tempos modernos. Como tudo nesta vida, os costumes são dinâmicos e naturalmente que o chapéu, com o passar dos anos, foi sendo posto de lado. Acompanhando esta tendência do uso, as muitas casas de abrigos para as cabeças existentes na cidade, aos poucos, foram morrendo, ou, pela necessidade de sobrevivência, se foram adaptando aos novos tempos. A maioria claudicou e passou para o pronto-a-vestir.
Hoje na cidade existem apenas duas casas especializadas em chapéus e ambas na Baixa. Uma na Rua Ferreira Borges, de que falarei um dia destes, e outra, então e como é óbvio, esta de que escrevo em título.
Vou contar pequenos excertos da sua longa vida comercial.
Este deslumbrante remanso comercial continua na mesma família desde há quatro décadas. À frente do estabelecimento está o Luís Braga, de cerca de quarenta e poucos anos. Lá atrás, como vigilante de um velho castelo, a espreitar por entre as ameias -que neste caso concreto são espaços por entre rimas de chapéus e caixas de camisas- está o velho Braga, octogenário, com oitenta e oito anos, o pai do Luís. Fala pouco para quem entra no seu domínio. Estou certo que também não precisa. O seu alimento físico e espiritual é o estar ali, no seu território, a ver entrar e sair pessoas. Dá para notar que este estabelecimento, apesar de encantador de sonho das mil e uma noites, comercialmente não está nem melhor nem pior do que os outros que se modernizaram e que, na prossecução de um negócio melhor, investiram milhares de euros em decoração moderna. A maioria, indo na cantiga de paladinos pregadores da modernização absolutista, substituiu velhos balcões, estantes e mobiliário de madeira por reluzentes alumínios. Ao fazerem essa troca, para além de se endividarem financeiramente, perderam a sua identidade de décadas.
Não sei o que pensará o velho Braga desta queda abrupta do comércio, mas não será difícil de adivinhar o que vai na sua cabeça. Aquela casa é a extensão da sua alma, é todo o seu mundo. De boas recordações do passado, de um presente que gostaria de apagar mas até já nem lhe causa dano e um futuro carregado de nuvens negras. Não é preciso ser presciente para pressentir que o velho mercador, como timoneiro de navio, vai morrer agarrado ao leme do seu imaginário transatlântico.
Quando pergunto ao filho, Luís Braga, como vai o negócio, responde-me: “olhe, vamos como os outros. Presentemente, já não temos empregados, portanto estou só” -considerando que o velho pai é apenas uma boa e indispensável companhia. “Vamo-nos aguentando porque as despesas são poucas. Não pagamos renda (o prédio é nosso) e só assim nos é permitido aguentar e estar aqui. Continuamos a apostar em chapéus de qualidade. Esta loja é a projecção de toda a vida do meu pai”, remata o prossecutor da obra comercial do velho Braga. Antes de o referir, com ênfase, já eu tinha calculado.
Convido-o, leitor, venha daí. Entre neste estabelecimento, e, como eu, saia de alma cheia. Que bom seria se estes “monumentos” de antanho se mantivessem em actividade diária no seio das nossas cidades.

Sem comentários: