sábado, 22 de fevereiro de 2014

"GO! WALKS" - VAMOS LÁ A ANDAR!





Para além de todos os dias espetar os olhos na mais linda pérola arquitectónica da Baixa e em solilóquio, cá com os meus botões, maldizer o seu estado de semi-abandono, com o tempo fui acreditando que um destino de utilidade turística lhe estaria reservado. Escrevo sobre a Casa Medieval, construída com paredes de “enxaimel” –técnica ancestral constituída por tirantes de madeira entrelaçada que suportam pedras ou tijolos e ligados por barro, na antiguidade. Este ícone da nossa monumentalidade possui pisos de sobrado e com loja no piso térreo destinada ao mester da época remota. De propriedade particular, o prédio está implantado na confluência das Ruas Sargento-mor, dos Gatos e Adro de Cima. Uma parte do imóvel, provavelmente a original, normalmente esteve sempre encerrada até agora. Na outra parte, talvez a que ao longo dos séculos foi sendo modificada, está uma das mais lindas lojas de artesanato da Baixa, a “Casa Anita”.
Há dias chamou-me a atenção o facto de a parte de construção mais antiga ter as portas abertas e sobre as janelas, duas capas pretas académicas, em formato de avental, esvoaçarem ao vento. Junto à porta de entrada, com pouco mais de um metro de altura, uns cartões miniatura, de visita, apresentavam o novo inquilino em forma de projecto: “Go! Walks” – Percursos Pedonais”. Subi as escadas. Lá ao cimo estava uma mulher linda. Interroguei: o que é isto?

“Chamo-me Sara Cruz e sou o rosto humano desta nova sede de uma empresa Unipessoal, turística, a Go! Leisure & Heritage, que já existe desde Julho de 2012 –embora até agora estivesse situada em minha casa. Juntamente com colaboradores, nestes quase dois anos e no dia-a-dia, estivemos sempre no Largo da Portagem debaixo de um chapéu e com bandeirinhas de sinalização. O objecto da minha empresa é apresentar a turistas nacionais ou estrangeiros, em grupo ou individualmente, percursos pedonais a quem nos contratar para mostrar a cidade em toda a sua monumentalidade no que está acima do olhar comum e abaixo do conhecimento linear. Sou licenciada em turismo pela Universidade de Coimbra. A ideia surgiu-me depois de fazer o estágio profissional numa empresa sediada no Centro Histórico, e também no ramo turístico, e verificar que havia uma lacuna na forma de dar a conhecer a urbe a quem nos visita. Felizmente está a correr muito bem. Agora estamos na época baixa, mas a partir de Abril começarão a surgir muitos turistas. Por enquanto não se nota muito os efeitos da declaração de interesse mundial  consagrada pela UNESCO. O visitante individual ainda não sabe. Há um grande esforço a fazer. Sem falsa modéstia, sei que o meu trabalho, para além de dignificar o turismo, é muito importante. Sei muito bem que um bom guia turístico pode transformar completamente a ideia de cidade de quem nos visita. Somos nós que a “vendemos” ao mundo, em amostra de palavras de amor e carinho.
Surgiu agora a oportunidade de me instalar aqui neste encantador espaço medieval, que é propriedade de familiares do meu marido. Com o pouco que tenho e sem alterar nada do existente, pintando e limpando, tento dar utilidade a esta fracção que estava encerrada. Gostava de sentir mais apoio por parte da edilidade mas, infelizmente, não sinto. Continuo à espera de ser recebida pela vereadora do turismo da Câmara Municipal. Até na colocação de uma placa ali ao cimo das escadas do Gato, a indicar esta edificação medieval, tem sido de uma dificuldade imensa. É tudo tão difícil!”

Sem comentários: