quinta-feira, 12 de abril de 2018

CPPME: “A BAIXA TEM FUTURO!” (3)





Estou em representação da APBC. O Vitor, como não pode vir,
delegou-me competência para eu vir. Isto não dá nada!
Faz hoje uma semana, na terça-feira passada, eu e o Vitor Marques,
o presidente da APBC, estivemos na Câmara, numa reunião com o
presidente Manuel Machado e um vereador. O presidente foi muito
simpático mas não trouxemos nada!

Na pequena sala da Junta de Freguesia de São Bartolomeu agora agregada a reunião convocada pelo Núcleo de Coimbra da Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas decorria a bom ritmo. Apesar da hora de jantar estar a passar, e na fotografia central o olhar de Carlos Clemente se manter vigilante e fixo no que se comentava, como espião ao serviço de sua majestade, o tempo decorria sem canseira para os presentes ansiosos por debitarem e despejarem mais umas frases, gastas como solas e repetidas em gravação esboroada até à exaustão em reuniões anteriores.
Agora era Arménio Pratas, comerciante e membro local da CPPME, que brilhava na eloquência: “todos os comerciantes reivindicam estacionamento gratuito, mas o que acontece é que nos que existem a pagar na Baixa ninguém paga nada. À porta da minha loja, como não há fiscalização, estacionam lá todo o dia sem pagar. Em relação a Manuel Machado, todos temos noção, não se consegue falar com ele!
A seguir falou Maria Conceição Braz, empresária de pronto-a-vestir, com estabelecimento numa rua estreita: “os comerciantes têm culpa. Precisavam de evoluir mais. Os centros comerciais devolvem o dinheiro, nós não! Não conseguimos combater medidas como esta. Vejo lojas na minha rua que estão há vinte anos sempre iguais. Vamos a Leiria e vemos que é tudo diferente.
Maria do Céu Ferreira, uma comerciante e artesã com loja na Baixa, disse o seguinte: “tenho dúvida de que estas reuniões tenham a divulgação que deve ser. Os problemas são comuns. São sempre os mesmos problemas. De aqui a bocado vamos embora e tudo continua igual. É preciso arranjar uma forma de mobilizar os comerciantes. Se não, é mais do mesmo. Irmos à Câmara Municipal não resolve. O presidente recebe-nos com muita simpatia e tudo continua igual! No Teatro da Cerca, em período de pré-eleições, tudo isto lá se falou. Eles, da Câmara, sabem!
Apercebendo-se que a coisa estava a divergir, Brinquete, da CPPME, contra-atacou: “mas, então a senhora acha que não vale a pena?”.
E Maria recuou dizendo: “pelo contrário, acho que vale a pena!
E Brinquete leu uma moção já preparada previamente para o efeito onde se considerava fundamental:

-Defender a memória da cidade, sendo que a Baixa de Coimbra é uma parte inalianável dessa memória;
-Preservar os espaços urbanos. Porque os espaços urbanos necessitam de manutenção e requalificação constante para não morrerem;
-Aproveitar os Fundos Comunitários 2014-2020 – Portugal 2020, para implementar um Plano de Intervenção da Baixa de Coimbra, já com décadas de atraso.

POR ISSO PROPOMOS:

-Reabilitação Urbana – Gente a morar na Baixa;
-Serviços Públicos – Gente a trabalhar na Baixa;
-Transportes e Estacionamento – Gente a vir à Baixa;
-Animação e Programação Cultural - Gente a desfrutar a Baixa.

A moção foi aprovada por unanimidade.
Para se juntarem a Arménio Pratas e Vitor Carvalho, vão fazer parte da comissão as seguintes jovens empresárias:
Diana Rolin
Lisete Pimenta
Maria Conceição Braz
Ana Brigas

A APBC ESTEVE LÁ...

Embora sem pedir a palavra, António Cruz silenciosamente marcou presença na reunião. Para além de comerciante no ramo de ourivesaria com lojas na Baixa, faz também parte da direcção da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. No final do debate, à saída, interroguei se o colega estava ali em nome individual ou em representação da agência. Respondeu Cruz:

Estou em representação da APBC. O Vitor, como não pode vir,
delegou-me competência para eu vir. Isto não dá nada!
Faz hoje uma semana, na terça-feira passada, eu e o Vitor Marques,
o presidente da APBC, estivemos na Câmara, numa reunião com o
presidente Manuel Machado e um vereador. O presidente foi muito
simpático mas não trouxemos nada!



TEXTOS RELACCIONADOS


Sem comentários: