terça-feira, 10 de abril de 2018

BAIXA: NOTÍCIAS DA SEMANA





Sem pompa mas com muita circunstância, no antigo espaço da frutaria do Arcindo, abriu ontem a Mercearia à Portuguesa, na Rua das Padeiras e também frente para a Rua da Gala.
Com ideias e projecto de Fábio Teixeira, um jovem de 33 anos apaixonado pela Baixa e uma imensa fé no futuro comercial da zona, com muita vontade de trabalhar e cheio de sonhos, já com outro estabelecimento a vinte metros, na Rua da Gala, a nova Mercearia à Portuguesa apresenta-se como um moderníssimo estabelecimento tradicional onde as memórias afluem a cada olhar. Desde a velha máquina registadora, passando pela balança decimal que tantas arrobas de batata teria pesado no seu dorso, até ao espanta-pardais pendurado no teto, a cada momento, no revirar a cabeça, descobrimos a sensibilidade do seu dono.



Nas antigas instalações do “Zé Poupança” e até meados de Fevereiro, último, um grande estabelecimento de artigos chineses, abriu ontem o novo Hiper Coimbra, um espaço de oferta variada em artigos decorativos, utilitários, de primeira necessidade e sobretudo onde predomina a moda para homem e senhora.
Conforme o anunciado na porta de entrada da nova catedral de consumo, entre 09 e 14 deste Abril muito molhado graças a Deus, para compras superiores a 15 euros será oferecida uma garrafa de vinho tinto.



Embora já fosse anunciado há uns tempos de que tal factualidade iria acontecer a breve trecho, encerrou hoje a loja de sapataria pertencente à marca Veludo Carmim com frentes para a Rua Eduardo Coelho e Largo da Freiria.
Lembramos que os sapatos da marca Veludo Carmim podem continuar a ser adquiridos num outro estabelecimento situado na Rua Visconde da Luz.


Hoje, Nas instalações da Escola de São Bartolomeu, pelas 19h00, a convite do Núcleo de Coimbra da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), representado por Vitor Carvalho e Arménio Pratas, vão reunir-se os comerciantes da Baixa para debater o presente e o futuro (que é já amanhã) das suas/nossas vidas. De salientar que o secretário-geral da confederação, José Brinquete, vem de Lisboa a Coimbra de propósito para ouvir os profissionais de comércio.
Amanhã, neste mesmo sítio, neste mesmo painel de notícias, à mesma hora do costume, daremos conta do que se lá passou.



Hoje, 10 de Abril de 2018, ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais uma vez um dos mais emblemáticos recantos da Baixa se apresentou emporcalhado aos turistas nacionais e estrangeiros. Talvez por o Largo da Freiria apresentar uma configuração de encanto sem saída, como já vem sendo costume há muitos anos, mais uma vez alguém, certamente muito amigo de quem cá mora -só assim se entende a oferta reiterada de prendas-, hoje, ao raiar da aurora, depositou uma dúzia de bolsas com detritos. Curiosamente, todos os sacos são reutilizáveis, o que quer dizer que quem deposita o seu lixo na via pública à porta de outros deve ser um cidadão muito preocupado com o ambiente e a reciclagem.
O que é se há-de fazer? Se o apanharmos, mandar vergastar o porcalhão no pelourinho da Praça do Comércio? Ou escrever ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para o convidar a fazer uma visita a Coimbra e para que, se conseguir, fale com os elementos da maioria socialista e os sensibilize para o abandono a que a Baixa está ser sujeita todos os dias?
São Marcelo, rogai por nós! Em nome do pai...

Sem comentários: