terça-feira, 4 de agosto de 2015

PENSAMENTO DO DIA (7)



"Não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu" –provérbio popular.

Para um melhor resultado, pedir alguma coisa implica uma postura de humildade. Quanto mais pungente for a solicitação na súplica, a desencadear a compaixão no interlocutor, maior será o resultado final. Pedir algo é sempre aceitar sentir-se diminuído. Por isso mesmo, o acto rogativo, na maioria das vezes, é menosprezado e, normalmente, encarado como inferioritário. Mendigar, nas relações humanas e mesmo para causas de relevância, é visto como uma acção negativa. A família educa e a sociedade forma para se ser forte, ambas, para o sucesso e nunca para o infortúnio.
Como conduta social, hoje, o rogar, apesar do peso desvalorativo, é entendido de modo diferenciado e poderá ser interpretado de várias maneiras: pedir desculpas (é considerado um acto de nobreza); Pedir um beijo (pode ser apreciado como assédio sexual); pedir um abraço, a par com o aperto de mão (é encarado como um símbolo da paz); pedir o voto (é visto por quem o solicita como uma obrigação para quem dá); pedir um empréstimo (é mostrar um sinal de debilidade); pedir uma moeda como esmola (é implorar misericórdia).
Na última década, talvez pela crise económica que se abateu no país, o recurso ao esmolar vulgarizou-se e, perdendo a carga reprobatória, saiu do direito privado e tornou-se público.


TEXTOS RELACIONADOS


"Pensamento do dia (6)"


Sem comentários: