quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PÁGINA DA BAIXA ESPECIAL (1.ª PARTE)




IMAGEM E EDIÇÃO: ALEX RAMOS
LOCUÇÃO E REALIZAÇÃO: LUÍS FERNANDES



A PÁGINA DA BAIXA ESPECIAL


AVALIAÇÃO DO NOSSO PROVEDOR DO LEITOR



PONTOS FORTES DESTE VÍDEO:

-O  verificar que os mentores deste trabalho “pro bono”, constituídos por Alex Ramos e Luís Fernandes, estão atentos ao que se passa e, tentando preencher uma lacuna, vão fazendo o que podem para trazer ao de cimo o que se passa essencialmente na zona da Baixa. Este “documento” visual sobre a discussão em torno da provável requalificação do Mercado Municipal D. Pedro V veio no momento certo. Mostra várias facetas, salienta-se. Por um lado, demonstra o desânimo, a apatia, a falta de fé dos comerciantes que ali exercem a sua actividade –que, note-se, é extensível e igual ao que se passa no perímetro comercial da Baixa. Atingiu-se um tal grau de descrença que, como paciente comatoso em morte clínica, já nada o faz reanimar. Ora quando uma parte da sociedade atinge um tal grau depressivo, tal comportamento, deveria merecer um segundo olhar de preocupação por parte das entidades políticas que gerem o país. Por outro, é preocupante a falta de comunicação existente entre a Câmara Municipal de Coimbra, entidade administrativa que gere este grande espaço popular de vendas, e a associação representativa que opera dentro do próprio mercado. É no mínimo caricato que, passado cerca de dois anos, o presidente da associação ainda não conheça o vereador com pelouro atribuído. Se não fosse trágico, daria vontade de rir e inscrever este facto no anedotário nacional.

-Concorde-se ou não com os seus argumentos, o mostrar a forma como os dois comerciantes do mercado, Cesário Fernandes e Paulo Dinis, abrindo a alma, sem papas na língua, falam sem medo e dizem o que pensam. Há um completo contraste entre a liberdade de se exprimirem e os ouvidos moucos da instituição (a edilidade) que, aparentemente, os ignora. Uma grande salva de palmas para eles.

-A sugestões dadas ao executivo. Está de ver que estas pessoas devem ser ouvidas. Voltar as costas a quem trabalha todos os dias e quantos grãos de trigo leva um alqueire é um tremendo erro político que, como consequência mínima, leva a uma degradação continuada entre eleitores e eleitos.
-A desinteressada e fantástica realização do Márcio Ramos (mais conhecido como Alex nos meios video-gráficos) e a merecer, pelo público, um segundo olhar. Já que não ganha nada, deveria ter um aumento de ordenado para o triplo por parte do director do blogue. Mais que certo, até aposto, este bom colaborador continua a ser vilmente explorado pelo realizador.

PONTOS FRACOS:

-O entrevistador continua a precisar urgentemente de uma professora de comunicação. Está cada vez pior! Então, desta vez, com uma barriga de grávida de sete meses! Deus nos livre! Até apetece dar-lhe uma nota de cinquenta paus e recomendar-lhe que vá dar umas voltas a pé ao Estádio Universitário!  Pelo tartamudear constantemente, pelo arrancar de palavras a saca-rolhas, pela imagem anafada e de rústico, pedimos desculpas aos nossos leitores/ouvintes/espectadores. Mudem de canal depressa!
Em minha opinião, Esta amostra de “pivot” deveria deixar estas aventuras e continuar na escrita ou, sei lá, se calhar, dedicar-se à defesa do ambiente do burgo. Sei lá, apanhar lixo nas ruas, por exemplo! Esta aventura não é para ele. A falta de competência é gritante. Mais, está a tirar o lugar a quem sabe fazer. Cada cliente (leitor do blogue) que consegue chegar ao fim do vídeo –que é mais chato que ouvir Paulo Portas na encíclica aos reformados- e gramar o emplastro de amostra de jornalista, deveria ter direito a um almoço no reputado restaurante Praça Velha, na Praça do Comércio.
-Vale a pena perguntar onde pára a oposição. Quando foi a última vez que os deputados municipais foram ao Mercado Municipal e falaram com os operadores?



VÍDEOS RELACIONADOS



"Página da Baixa (VII)"
"Página da Baixa (VI)"
"Página da Baixa" (V)"
 "A Página da Baixa (IV)"
"A Página da Baixa (III)"
"A Página da Baixa (II)"
"A Página da Baixa (I)"


Sem comentários: