sábado, 4 de agosto de 2018

O EREMITA (SEM SORRIR, PARECE RIR DE NÓS)






São cerca de 15h00 deste Sábado tão igual a outro qualquer penúltimo dia da semana não fora o caso de a esta hora o termómetro marcar 41º graus Célsius. Na Rua da Sofia, no passeio onde o Sol castiga todos quantos se aventuram e evitam a sombra, como se pretendesse uma expiação perpetrada pelo astro-rei por pecados incontáveis de amor, um homem de cabelos compridos e prateados, esparramados sobre os ombros, caminha sozinho. Curvado para a frente, sobre o seu próprio destino, de mãos cruzadas nas costas, com passo cadenciado de maltrapilho, com as roupas a desfazerem-se em lágrimas de promessa por substituição, como sombreado das trevas, parece uma imagem projectada de “Os Miseráveis”, de Vitor Hugo.
Encontramo-lo muitas vezes a deambular pelas ruas da cidade. Acerca de si, narram-se histórias efabuladas. Conta-se que estudou engenharia e é senhor de grande riqueza ali para os lados dos Campos do Bolão. Dizem que dá pelo nome de Valdemar e já foi personagem de entrevista em jornal semanário.
Alheio à materialização das coisas, ao interesse que move o humano, ao lucro que faz cair políticos e ordena que partidos entrem em catarse existencial, se calhar procurando a espiritualidade e renegando a opulência terrena, o Eremita, o homem sozinho sobre quem escrevo, como se gozasse com a nossa ambição, a minha, a sua, a tal avidez que todos aceitamos como natural por fazer andar o mundo, de rosto compenetrado e escondido de olhar conspícuo e curioso, parece rir de nós.
Mas por detrás desta possível encenação teatral que nos parece legítima e natural não estará uma demência a pedir que as autoridades competentes se debrucem sobre este caso?
Por quanto mais tempo vamos continuar a olhar a sua decrepitude acentuada sem nada fazer?


Sem comentários: