quarta-feira, 11 de julho de 2018

BAIXA: FALECEU UM DOS NOSSOS





Pelos jornais diários de hoje, Diário de Coimbra e Diário as Beiras, fiquei a saber que faleceu Manuel Miguel de Matos Ventura, de 88 anos.
O “senhor Miguel”, como era conhecido entre nós pelo respeito que granjeou e lhe era devido, foi durante décadas o encarregado nos desaparecidos Armazéns do Corvo, da firma Mendes & C.ª, L.ª, na rua com o mesmo nome e dava ligação à Rua da Louça. Mais tarde, isto por volta de 1990, venderam este espaço e foram mais para o fundo da Rua do Corvo, onde hoje se encontra a Igreja Evangélica.
Relembro muito bem esse tempo em que o senhor Miguel, tal como muitos outros empregados e incluindo o patrão Mendes, envergando uma bata cinzenta atendia o público. Por momentos, vem-me à memória também o intenso cheiro a bacalhau e o aromático odor do café moído na hora, que atravessavam toda a área envolvente. Muito do espírito da Baixa, nas exalações, nos trajes dos empregados, na formalidade, na sua educação e camaradagem, se perdeu com o desaparecimento dos Armazéns do Corvo! Uma lágrima de saudade por esse tempo que não voltará mais!
Homem calmo, assertivo, auto-confiante e sem dificuldade em expressar a sua opinião, foi até talvez há cerca de um ano - quando o vi pela última vez – um calcorreante destas ruelas estreitas.
Em jeito de homenagem póstuma, não gostaria de deixar de lembrar um dos nossos que se vai.
À família enlutada nesta hora de sofrimento, em meu nome pessoal e em nome de toda a Baixa, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames. Até sempre, “senhor Miguel”! Foi um gosto tê-lo entre nós!





Sem comentários: