quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CPC LANÇA PETIÇÃO A FAVOR DO METRO



(COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO. TEXTO INTEGRAL DA RESPONSABILIDADE DO MOVIMENTO CPC)


"ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA"

"O Cidadãos Por Coimbra criou uma petição pública para exigir do Governo a concretização da obra do Metropolitano Ligeiro de Superfície.

Instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação com os concelhos de Miranda do Corvo e Lousã

Pretendemos mobilizar os cidadãos de Coimbra para esta luta que é de todos e deve ter uma ampla expressão. Pedimos a quem concorda com o texto da petição que a assine aqui e a faça chegar ao maior número de pessoas.
Paralelamente a esta petição electrónica vamos ter a sua subscrição em papel durante o mês de Agosto. Quem quiser colaborar, pode contactar-nos através do cidadaos.coimbra@gmail.com.


Instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação com os concelhos de Miranda do Corvo e Lousã

A falta de concretização da instalação do metropolitano ligeiro de superfície em Coimbra e na ligação entre a cidade e os concelhos de Miranda do Corvo e da Lousã tornou-se, há muito, um caso de escola de descredibilização da política. Anos a fio, os governos centrais e os governos municipais prometeram às populações que a data da inauguração estava próxima, que os financiamentos estavam garantidos, que o comboio estava na estação pronto para arrancar. Nunca arrancou. Nem nunca houve estação. Os financiamentos, esses, foram aplicados para pagar à administração que nunca serviu para coisa nenhuma a não ser para esventrar a baixa de Coimbra e a pôr a saque, e para retirar às populações de Miranda e da Lousã a ligação ferroviária sem nenhum horizonte alternativo concreto.
Os/as signatários/as partilham a convicção de que se trata de uma obra de importância estratégica para Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. Para a cidade de Coimbra, porque a concretização da linha urbana do metro será um elemento imprescindível para uma política coerente de ordenamento da malha urbana, de mobilidade e de ambiente. Para além disso, só ela permitirá a requalificação da baixa de Coimbra, reparando os danos causados com as demolições que a esventraram. Para a ligação entre Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, porque será uma alternativa melhor à injustiça que resultou da selvagem destruição da linha centenária que servia as populações.
E, acima de tudo, os/as signatários/as estão convictos/as de que é o país inteiro que beneficiará com a concretização desta obra há tanto prometida e tantas vezes adiada. Porque assim se qualifica uma das suas regiões urbanas mais sensíveis e porque assim se honra a lealdade entre governantes e cidadãos, algo essencial para a democracia.
Com estas profundas convicções, os/as signatários/as exigem dos poderes públicos, e em especial do governo, que tomem com urgência as medidas necessárias para garantirem o funcionamento e a concretização da obra."

Sem comentários: