terça-feira, 3 de junho de 2014

GIUSEPPE & JOAQUIM EM OBRAS




Como nevoeiro em manhã de Agosto, a notícia, atravessando becos e ruelas na Baixa, correu célere: “o restaurante Giuseppe & Joaquim encerrou!”
Não é de admirar esta extrapolação, infelizmente e de certo modo especulando, dois terços das actividades económicas nesta área velha está mais para lá, para o fecho, do que para cá, para se manter. Daí não surpreender ninguém se tal assim fosse. Até porque os vidros da popular casa de pizzas estão tapados com papel e nas portas um dístico anuncia: “Estamos encerrados para remodelação. Pedimos desculpa pelo incómodo.”. Comunicação esta tão usual nos tempos que correm e que, normalmente significa que acabou de vez. Porém, e constituindo uma boa nova, o Giuseppe & Joaquim continua vivo, de boa saúde, e pronto para as curvas.
Este projecto de três sócios empreendedores, o Baptista, o Pedro e o Giuseppe, aberto em Janeiro de 2009, foi, nos últimos anos, uma das ideias mais importantes para a Baixa da cidade. A sua abertura foi uma espécie de reactor de energia nuclear numa área despovoada e sem electricidade. Quero dizer que o surgimento desta catedral pantagruélica, numa zona desertificada como se tem transformado o Centro Histórico, foi uma espécie de raio de luz a reavivar a esperança em quem por cá se tentava aguentar. Por que o raciocínio, em silogismo, era este: se estes investidores aqui empatam largos milhares de euros é porque sabem de antemão que esta área velha, comercial e habitacional, tem futuro e vai ser o Sol Nascente do turismo local. E assim tem sido. Com algumas dificuldades a ultrapassar, como toda a hotelaria no país, tem sabido adaptar-se aos tempos que calcorreamos. Tanto quanto julgo saber houve alterações na sociedade inicial e, segundo um vizinho que pediu o anonimato, “estas obras surgem exactamente por inerência dessas modificações no pacto social. Posso garanti-lhe que é verdade. Havia ali uns problemas com um forno, que com a pressa de abrir há uns anos, nunca ficou a funcionar bem. Então agora, aproveitando para dar uma nova lavagem de cara na sala do bonito restaurante, estão a reparar o que estava mal. Dentro de poucos dias estará aí para continuar a alegrar a nossa zona da Rua das Azeiteiras e Largo das Ameias. Faz-nos muita falta. Já reparou que, pela sua inactividade, até parece que estamos sem luz?”

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpe.Lamento pela área, os vizinhos e funcionários. Mas eu ficaria contente por vê-los cair.