segunda-feira, 6 de junho de 2016

BAIXA: O BRUTAL DESAPARECIMENTO DO GATINHO PERDIDO




A Baixa, hoje de manhã, acordou em choque, ao ser confrontada com a violentíssima notícia do “desaparecido”. Entre as ruas estreitas, da Louça, do Corvo, Eduardo Coelho, Padeiras, Adelino Veiga, pracetas e praças, como a do Comércio, cerca de vinte folhas a anunciar que um gatinho “não esterilizado e muito meigo” tinha desaparecido foram coladas em montras, portas de madeira, à entrada de vários estabelecimentos e até num painel de azulejos, da Fábrica Aleluia, no Largo da Freiria.
Sempre solidários com as grandes causas locais, os comerciantes colocaram longas fitas negras nas vitrinas a manifestarem luto e solidão à Associação Gatos Urbanos. Tudo indica que, na próxima semana, já vão varrer os dejectos e alimentos abandonados às suas portas com mais vontade do que até aqui.
As primeiras horas do dia comercial foram preenchidas com vozes arrastadas em semblante de tristeza, lamúrias e torrentes de pranto. Chegou a temer-se inundações e até a pensar-se em solicitar-se a intervenção da Proteção Civil.
Devido à gravidade do assunto, segundo informação pouco credível, tudo indica que, hoje, na reunião do Executivo Municipal um dos temas agendado vai ser substituído pela questão do “desaparecido”. Quem vai levar a matéria expositiva ao plenário será o vereador do pelouro Francisco Queirós, em representação do Canil/Gatil –que é referido no texto espalhado pela Baixa-, e por ser correlegionário e muito amigo do presidente da associação Gatos Urbanos.

COIMBRA A OUVIR-SE EM LISBOA

Segundo um deputado meu amigo, dado o carácter de urgência do conteúdo do “desaparecido”, os deputados eleitos por Coimbra à Assembleia da República, respectivamente, Pedro Coimbra, José Manuel Pureza e Helena Freitas -agora a exercer funções no grupo de missão governamental para o desenvolvimento do interior- que, por promessa anteriormente feita, iam, esta semana, em conjunto, apresentar o escândalo da falta de subsídio de desemprego aos empresários caídos em desgraça, por falência, dada a urgência de encontrar os donos do gatinho meigo, adiaram a moção no plenário da assembleia e substituíram-na por esta causa tão elevada e de grande empenhamento nacional. Alinhados com o deputado do PAN, Partido dos Animais, mais que certo, tudo indica que vão convocar António Costa para responder a estas e outras questões de filiação humana e animal.

E DE MARCELO, NÃO VEM NADA?

Segundo informações do faxineiro do Palácio de Belém, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião imediata dos assessores. Ao que parece, Marcelo, exceptuando os coelhos, também adora animais e, alegadamente, até terá uma gatinha no palácio, a “Felismina”. É natural que nas próximas horas o Chefe de Estado se pronuncie sobre tamanha tragédia que se abateu sobre Coimbra.

E VAI AO PARLAMENTO EUROPEU

Segundo um amigo comum, com mais peso do que eu, o deputado europeu Marinho e Pinto vai levar o assunto ao Parlamento Europeu. Segundo a minha fonte, “o senhor doutor, anda um pouco desanimado com os humanos. Só lhe saem duques e cenas tristes na sua senda política! Ao menos, na defesa dos animais sabe que nunca será traído.”

Sem comentários: