terça-feira, 1 de outubro de 2013

O REGRESSO DO EMBUFO

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)


  Nesta última segunda-feira, subitamente, como na ressaca de um temporal que varreu tudo pela fúria dos elementos, a Baixa acordou calma. Não se ouviam as buzinas estridentes dos automóveis. As ruas, como sempre estiveram até há cerca de três semanas, apresentavam-se calmas e sem agitação, vazias de pessoas, com muitas lojas fechadas. As abertas, resistentes, com alguns comerciantes nas portadas com cara de quem já acreditou mais num passado, que se foi, do que num futuro que se avizinha.
Prostrado na porta, tendo por fundo uma média luz amarelada refulgente e que esboçava os contornos, o profissional da venda mais parecia uma imagem sacra em oratório de catedral medieval. Mas não deveria ser assim, afinal, mais uma vez, e já tantas que se perdeu a conta, acabou de se concretizar mais uma eleição autárquica. O homem deveria estar feliz. Se calhar, quem sabe, o candidato ganhador não foi o eleito do seu voto. E será que ele teria ido votar? Quase de certeza que não. É um descrente. Perdeu completamente a fé num Deus feito à imagem de gente e num humano transformado em divindade. Por já não confiar nos partidos políticos, por não acreditar em promessas vazias dos pretendentes ao trono, o mais provável é ter feito parte dos cerca de 40 por cento de abstencionistas nacionais -47 por cento, segundo os dados oficiais, mas com mais de um milhão de eleitores fantasmas. Quem sabe, não estaria o homem indignado por nestes últimos meses haver dinheiro para tudo menos para a actualização premente dos cadernos eleitorais?
Bom, às tantas aquela tristeza toda poderia ter sido pelo facto de o candidato da Coligação por Coimbra, Barbosa de Melo ter sido apeado. Seria isso? Naã… não me parece! Não foi surpresa. Caiu porque tinha mesmo de cair. O ciclo estava esgotado. Não por total inabilidade dele – se bem que também alguma. Nestes dois últimos anos, na edilidade, nunca largou as vestes de professor universitário. Voz palheta de solista, trato fino e requintado e charme de bom burguês. Foi sempre o paradigma do senhor doutor –um estereótipo agridoce, amado e odiado, numa urbe de estudantes. Por outro lado, mesmo que o anátema do Governo não pesasse e ele fosse diferente, como encosto, trazia consigo, em espírito de maldição, o peso de muitos falhanços na cidade, sendo o mais notório o Metro Ligeiro de Superfície. Não por culpa de Barbosa, mas do anterior presidente Encarnação, que comeu o bolo e deixou a fava a este seu sucessor. Portanto, num rotativismo já tão nosso conhecido, o fim estava anunciado.
Mas por que razão não estaria o comerciante com o rosto iluminado de felicidade? Habemus um novo presidente! Poderia ser esta a frase. É certo que novo, novo, não é. Manuel Machado regressou à casa, símbolo da negação da aspiração popular, que conhece bem, ao fim de uma dúzia de anos de ausência forçada. Para além disso, no seu discurso de vitória até disse que o seu mandato será orientado para a valorização da cidade, com inovação e criação de empregos. Disse também que vai baixar os impostos municipais. Como as contradições fazem sempre parte, por um lado, prometeu uma governação inclusiva, “em que todos temos de puxar mais fundo pela raiz identitária dos conimbricenses”. Por outro, contrariando-se, teve uma palavra de ameaça ao afirmar que “aqueles que tentaram, sem sucesso, minar a nossa determinação. Esses não terão lugar na nossa cidade renovada”, in Diário de Coimbra. Teria sido por esta manifestação sem ética de vencedor, onde deve predominar o respeito pelos vencidos, que o comerciante estaria apreensivo?

Sem comentários: