quarta-feira, 28 de agosto de 2013

GOODBYE, MY FRIEND, GOODBYE



 Neste próximo domingo, no Pavilhão de Portugal, no Parque Verde, entre as 16 e as 19h00, com a participação especial de João Vila –músico e recente vencedor de um concurso de cavaquinho promovido pela SIC- será apresentado o lançamento do cd da denominada Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra.
Já aqui escrevi sobre este assunto, mas vou novamente lembrar que os proventos da venda deste trabalho musical, em parte, serão para custear a viagem de regresso de Paolo Vasil à sua terra-natal, a Roménia. Outra parte será para financiar o investimento do disco. Falando das canções gravadas, adianto de que se trata de 14 temas com letras e músicas originais de Luís Quintans. Este trabalho tem por título “Leva-me contigo”. Mostrando um cheirinho do que vai ser tocado ao vivo no Pavilhão Centro de Portugal depois de amanhã, vou dizendo que maioritariamente são cantigas de amor –o amor está sempre presente nas letras das músicas destes simpáticos animadores, na tristeza e na alegria. Mas como nem só de amor vive o homem, há também baladas de intervenção social a chamar a atenção pública que o músico de rua é um prestador de serviços, apresentando o seu trabalho com dignidade, e não um pedinte como vulgarmente se pensa. Assim como tem também canções a mostrar que este sistema político em que estamos inseridos é discriminador, não presta, e tem-nos conduzido à indigência colectiva. Mas essencialmente é o amor em toda a sua essência, enquanto elos de ligação e de conflito humanos, que se espalha aos quatro ventos e sob a égide da Lua, enquanto musa inspiradora de poetas e trovadores.
Os instrumentistas que actualmente compõem este agrupamento são a Celeste Correia, o Emanuel Veiga, o Armando Pereira, o Lourenço Pina, o Gastão Silva, o Paolo Vasil e o Luís Quintans. Em nome do grupo gostaria de deixar um agradecimento a Emília Martins, presidente da direcção da OCC, Orquestra Clássica do Centro, pela forma como recebeu, sempre incentivou, e acarinhou estes músicos da calçada. Em nome de todos, bem-haja.
Quanto a si leitor, se puder, compareça neste domingo à tarde no Parque Verde e adquira o cd. Mesmo sendo suspeito na minha apreciação, garanto de que não dará por mal empregue a nota de euros despendida.

Sem comentários: