sexta-feira, 12 de agosto de 2016

OS NOSSOS DIÁRIOS DORMEM NO CALOR DOS INCÊNDIOS?






Ontem, conforme noticiado aqui no blogue, ocorreu um grave incidente entre vizinhos, com esfaqueamento e um ferido em perigo de vida. Escrevi o texto sobre o acontecimento e, como sempre faço para que tomem conhecimento, “colei-o” na página do Facebook dos dois matutinos da cidade, Diário de Coimbra e Diário as Beiras.
Para meu espanto, ontem, apenas o Jornal de Notícias, com sede no Porto, mandou uma jornalista, Carina Fonseca, cobrir o crime. Hoje, de manhã, foi a televisão TVI, de Lisboa, que fez um directo a narrar o assunto. Ou seja, a informação de Lisboa e Porto chegou primeiro ao teatro de operações, à cidade dos estudantes, que os próprios de Coimbra.
Claro que há sempre uma explicação para tudo. E, para os desculpabilizar até poderemos especular: 
Primeiro, que os administradores ou jornalistas dos dois diários da Lusa Atenas não lêem o blogue Questões Nacionais -isso já nem constitui surpresa. Quanto à razão por não o fazerem, bom, isso já causa alguma admiração -sobretudo porque, tendo em conta as suas próprias dificuldades, deveriam pensar que os blogues locais, entre este e outros, são hoje uma ferramenta importante de inter-ajuda. No fundo são uma extensão do seu trabalho de informação e que lhes custa zero cêntimos. Ou seja, neste pacote de desprezo também se conta que, na maioria das vezes, quando por sorte “pescam” uma notícia neste sítio pessoal nem o citam -refiro aqui que o Diário de Coimbra é mais “useiro e vezeiro", mais abusador nesta questão. “As Beiras”, depois de algumas reclamações, já faz o favor de citar a fonte. Notoriamente, fazem de conta que quem escreve num blogue -de forma séria, como o faço- não existe. É uma pena, mas é o que temos!
Segundo, dá para ver que dentro do jornal -dos dois diários- ninguém tem um minuto para ler os comentários e outros desabafos que são colocados no Facebook. Para que serve aquilo? É só mesmo para vender o produto?
Terceiro, poderemos pensar que os dois diários em papel, de repente, se transformaram em “protectores” da Baixa. Escrevo isto porque há uns anos havia acusações, por parte de comerciantes, contra os dois periódicos de que ao noticiarem o crime ocorrido nesta zona histórica queriam destruir a parte comercial -no sentido de que alarmavam os leitores, avançavam os profissionais do negócio.
Quarto, pode interrogar-se, o que tenho eu a ver com o facto de não estarem atentos ao que se passa na cidade? Tenho tudo. Sou um leitor diário dos dois jornais em papel -já fui assinante dos dois. Neste momento apenas de um. Enquanto leitor exijo -repito, exijo- uma imprensa descomprometida com o poder político, isenta e livre, e atenta ao que se passa na cidade.
Para terminar, informo que amanhã, num trabalho assinado por Ana Margalho, já sai uma peça no Diário de Coimbra. Como sou optimista sempre refiro que vale mais tarde do que nunca!


POST SCRIPTUM: O SEU A SEU DONO

Contrariamente ao que afirmo no texto, de que os dois jornais locais não tinham escrito nada sobre o crime, penitencio-me hoje, afinal o Diário as Beiras, embora sem identificar o local nem os intervenientes, ontem, tinha feito um pequeno rectângulo a noticiar o facto. Pelo lapso, as minhas parciais desculpas ao Diário as Beiras. Apenas parciais porque embora se alterasse o conteúdo, a forma mantém-se. Fica aqui a reprodução do texto:

“AGRESSÃO COM ARMA BRANCA EM PRÉDIO DA BAIXA”
Uma pessoa foi agredida com uma arma branca, na tarde de ontem, na baixa de Coimbra. Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS conseguiu apurar a situação ocorreu depois do almoço, num prédio localizado na baixa da cidade. Não são conhecidos os motivos que estiveram na origem da agressão.
A vítima foi socorrida no local, pelo INEM, e transportada para o serviço de urgência do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS fonte do gabinete de Relações Públicas da PSP de Coimbra confirmou a ocorrência e remeteu mais explicações para hoje.”

Sem comentários: