sexta-feira, 19 de agosto de 2016

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...




MÁRCIO RAMOS deixou um novo comentário na sua mensagem: “BAIXA: A APBC EO DEJÁ VÙ (1)


Sobre a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, haveria muito a dizer mas vou enumerar alguns factos:
Antes de mais, quer a agência trabalhe bem ou mal- é discutível-, quando há as reuniões ou sessões abertas aos comerciantes deveriam ir todos, pois se esta agência defende os interesses dos comerciantes estes devem marcar presença, dar a sua opinião, construtiva e fundamentada.
É muito fácil criticar comentar, mas depois quando a nossa contribuição é necessária fugimos como rabo à seringa. Claro que esta opinião não se reflete no autor deste blogue.
Sobre as “Noites Brancas”, a meu ver, é uma excelente iniciativa mas, em alguns casos mal estruturada, explico:
Marchas populares: a melhor “Noite Branca” que temos, atrai muitas pessoas à Baixa. Atrevo-me a dizer milhares de pessoas, mas há reparos a discutir: por que não fazer um percurso único? As marchas nem todas percorrem as vastas artérias da zona, começavam no Largo da Portagem, desciam as ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e Praça 8 de Maio. Continuavam em direcção à Sofia, Terreiro da Erva, Largo das Olarias, Rua da louça, Largo do Poço, Rua Eduardo Coelho, Rua das Padeiras, Rua Paço do Conde, Rua Adelino Veiga, Praça do Comércio e terminavam no Largo da Portagem. As actuações podiam ser ou na Portagem, na Praça 8 de Maio, ou na Praça do Comércio. Quando uma iniciasse no Largo da Portagem já estava outra pronta a atuar. Assim seria um desfile mais bonito, organizado e mais interessante que abrangia toda a área da Baixa.
Quanto às marchas infantis não tenho muito a relatar pois, a meu ver ,são bonitas e não se pode exigir muito as crianças.
Sobre outra “Noite Branca” de grande relevo, a noite dos djs aqui aponto bastantes falhas. Este evento deveria ser vocacionada para um publico jovem, fazendo tudo para lhe provocar atracção pela Baixa; mostrar-lhesque temos boas lojas, com preços atraentes, que não e só nos shoppings que se podem divertir.
Acho bem os djs ficarem espalhados pela zona mas, antes de mais, deve haver em cada dj um sistema de som decente, assim como, juntamente um conjunto de luzes de ambiente discoteca, bastará dois postes e uma barra. Acho que era totalmente diferente e inovador. Fazer na Baixa uma rave ,uma discoteca a céu aberto, e o mais vantajoso onde não se paga para entrar. Na música sim, podia haver um dj com temas mais dos anos de 1980 ou 1970 para animar as pessoas, recordar os velhos tempos, mas o resto deveria ser com hits que os jovens gostam , músicas alegres e dançáveis, como que cada dj fosse uma discoteca. Traria imensos jovens e com eles os pais. A meu ver, são os jovens o futuro da Baixa, por isso mesmo, há que os cativar.
As “Noites Brancas” deveriam ser mais divulgadas; depois fazer uma “Noite Branca” só porque está bom tempo e sem nenhuma animação ou temática é uma aposta perdida. E Coimbra com seu romantismo, história e misticismo, dá para tanta temática para a Baixa.
Não entendo por que na agência não há sangue jovem; por melhor vontade que tenham não têm ideias e a mentalidade dos mais novos.
No natal os shoppings são engalanados com belas e acolhedoras decorações natalícias; dá prazer passear nestas superfícies só para ver estas alegorias que nos cativam. O Natal é das melhores épocas do ano para os comerciantes. Não há muito tempo muitas pessoas vinham ate à Baixa ver os os enfeites de natal que alegravam esta zona, que ficava mais feliz e animada. Havia uma rádio que anunciava promoções das lojas e dava música. Era bom andar por aqui; era como passear nos shoppings. Nesse tempo as ruas tinham ornamentações belas e luxuosas que convidavam a visita. Acho que a APBC pode fazer muito mais neste capitulo, pois a Baixa há muito que não tem iluminação. A que é colocada nas ruas largas, como Ferreira Borges Visconde da luz e Sofia, é imensamente pobres. Os comerciantes não sentindo o calor da iluminação natalícia sentem-se tristes. No Natal esta Baixa mais parece mostrar que é um centro comercial moribundo, prestes a morrer, que mete umas iluminações fracas só para lembrar a quadra, como que a anunciar o fecho iminente. A Baixa não é isto. Esta área velha é um centro comercial riquíssimo, com vasta cultura, com serviços e muitas lojas. A agência tem que olhar para o tempo de Natal com outros olhos. Se a Câmara Municipal não enfeita as ruas esta agência que o faça. A Baixa precisa de luz e de espírito natalício.

Sem comentários: