terça-feira, 21 de dezembro de 2021

UMA COMUNICAÇÃO DE HÉLDER RODRIGUES, SOBRE A INSTALAÇÃO DO MERCADONA

(Foto de arquivo - Hélder Rodruigues em primeiro plano)


 

Assunto: Instalação da Mercadona no Atrium Solum, um caso insólito



APRESENTAÇÃO PUBLICA



1.Agradecimento

Em primeiro lugar os meus agradecimentos ao Sr Presidente da CMC Prof José Manuel Silva, aos Senhores Vereadores, aos Órgãos da Comunicação social, aos presentes. E também, às largas dezenas de pessoas que assinaram os dois abaixo assinados entregues na CMC em devido tempo, a todos aqueles queriam aqui estar e, que por motivos conhecidos estão em casa ansiosos a ouvir esta intervenção online na defesa dos seus direitos fundamentais.

2. A Mercadona no Atrium Solum

Caros amigos. O caso que aqui nos traz; a Instalação da Mercadona no Centro Comercial Atrium Solum é um caso grave e insólito que menoriza a cidade e está a deixar alarmados; moradores, trabalhadores e utentes com danos a nível do meio ambiente, do emprego, da qualidade de vida de quem ali vive, trabalha e utiliza o Centro como apoio da sua actividade diária económica, social e cultural.



  1. O Atrium Solum; Edifício Residencial e Centro Comercial

O Atrium Solum é constituído por 2 partes;

  1. Um Edifício Residencial, com um Parque de Estacionamento privativo, ao ar livre, com 48 frações de habitação em propriedade horizontal, e

  2. Um Centro Comercial, propriedade da Empresa Construtora, Patrocínio Tavares (situado no rés do chão por debaixo do Edifício Residencial e do Parque de Estacionamento),

2.O Centro Comercial Solum

O Centro Comercial, que todos conhecem, é um espaço vital de serviços diversificados à vida quotidiana da cidade e da área envolvente.

35 lojas das mais diversas, entre elas 3 Restaurantes (sempre cheios à hora de almoço, com as pessoas que vivem e trabalham nas redondezas), cafés e esplanadas, um supermercado de dimensão suficiente, para as necessidades locais. No seu conjunto dão emprego a cerca de 70 pessoas.

Para além de local de restauração e abastecimento, constitui ponto de encontro, convívio e socialização, peças fundamentais na coesão social e humanização na vida quotidiana duma vasta área circundante.

Devido à sua dimensão humana, localização e facilidade de acesso, é uma mais valia na vida da Solum. E correspondendo ao Ideal de Mendes Silva que quis dotar a cidade de “uma área para habitar, trabalhar, recrear e circular”.


3. A Mercadona em Portugal. Até ontem, uma estratégia ganhadora e inteligente

A Mercadona tem vindo a expandir-se, em Portugal de Norte para Sul, tendo chegado à Região Centro com a habitual estratégia inteligente de abordagem.

Entrou em contacto com as Camaras Municipais onde se pretendia instalar, negociou com elas locais degradados ou abandonados, onde pudesse instalar-se de raíz ao ar livre, com espaços suficientes para necessidades actuais e futuras, incluindo parques de estacionamento amplos e de fácil acesso.

Assim foi, em alguns casos, não sei se em todos, ao instalar-se em; Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Ovar, Agueda e particularmente em Aveiro!

Ao fazer isto a Mercadona prestigiou a Marca està a enriquecer urbanisticamente as cidades que a acolheram.


De forma insólita, a Mercadona não teve a mesma estratégia em Coimbra, e quer à força e de forma ilegal (utilizando todos os meios à sua disposição), instalar-se na Solum, uma área que não precisa para nada dos seus serviços , no interior de um Edifício que não esta minimamente preparado para uma actividade pesada desse tipo, a começar pelo ponto de vista arquitetónico,

Com uma garagem diminuta de 96 lugares de difícil acesso, fazendo obras que poem em causa a estabilidade do prédio. Desenvolvendo uma actividade que vem alterar o meio ambiente. Gerar congestionamentos brutais de transito. Alterar a qualidade de vida de quem mora nas redondezas, de quem o utiliza diariamente. Colocar no desemprego as muitas dezenas de pessoas que ali trabalham ( e outras tantas do pequeno comercio congénere que sobrevive ali à volta!

A Mercadona com esta sua intenção já está a prestar um mau serviço a ela própria e à cidade ao alarmar e indignar a população que nem dela quer ouvir falar!

E as pessoas perguntam, atonitas; Porque é que nesta cidade, que tanta Requalificação urbana necessita, “quando vem um projeto novo, é preciso destruir outro que está a funcionar bem num Mercado próprio e bem definido para contento de todos ”?


  1. 1ª Reunião. Derrota da Mercadona em toda linha.

Em 31. Maio realizou-se a 1ª Reunião AG Extraordinaria da Mercadona com os Condóminos. Pedindo-nos para concordarmos com 4 condições, requisitos para que pudesse viabilizar legalmente a sua Instalaçao:

  1. Demolição de laje e rebaixamento da entrada da garagem de forma a permitir o acesso dos pesados e altos camiões de transporte de abastecimentos.

  2. Saída de emergência para zona de lazer no espaço privativo do Edifício Residencial

  3. Colocação de grelha de um sistema de exaustão a emitir gases e ruidos continuados para o Parque de Estacionamento privativo do Edificio.

  4. Intervenção nas infraestruturas na Fracção BD no espaço a ser ocupado pela Mercadona

A reação da Assembleia foi arrasante para a Mercadona, com praticamente toda a AG a chumbar os 4 pontos apresentados!

Os Pontos 1) e 4) podem trazer consequências desastrosas para a estabilidade do Edifício, a curto e a longo prazo, com fissuras as paredes dos apartamentos, uma vez que o Edificio não foi construído com esta finalidade.

Os ruídos de camiões a entrar e a sair durante a noite e a madrugada seguidos de descargas vão infernizar o sossego de Condominos do Edificio e prédios a volta.

O congestionamento de transito nas redondezas, adicionado ao facto da garagem ter apenas 96 lugares de difícil acesso, vai ser brutal!


Relativamente ao Ponto 4 é preciso acrescentar que ;

Em principio, a transformação das 35 lojas numa Superfície Comercial implica necessariamente uma alteração do Titulo Constitutivo da Propriedade Horizontal por escritura publica que terá que ser aprovado por maioria qualificada (aprovação por unanimidade do capital investido). Ora tal facto não foi objecto de analise e discussão na Reunião Extraordinaria de Condominos, efectuada


Também os Pontos 2) e o 3) trazem inconvenientes de varia ordem variada para os Condóminos quer a nível da abertura publica de um espaço privado do Edificio,quer da poluição sonora e ambiental

Quando se constatou que a Votação eminente redundaria num chumbo às pretensões da Mercadona, alguém inopinadamente alvitrou que se houvesse contrapartidas, a situação poderia ser alterada. A Reunião foi adiada a contento da Mercadona

.

No entanto não deixou de ameaçar, de forma despropositada e arrogante, que; “quer os Condóminos queiram ou não, ir-nos-emos instalar de qualquer forma”!!!

Assim foi marcada uma 2ª Reunião para permitir a reflexão, estudo de contrapartidas por alguns mais permeáveis e então, sim, ser feita a votação final!


  1. 2ª Reunião AG extraordinaria. Nova Derrota, definitiva, da Mercadona.

A 14: Outubro:21, a 2ª Reunião apesar de todas as diligencias da Mercadona para obter aprovação de entrada, veio confirmar, de forma definitiva a sua derrota!

A Mercadona, para obter os 2/3 necessários da permilagem a favor, para além de algumas contrapartidas apresentadas acrescentou uma inesperada dotação de 67.500 Euros para o Fundo de Reserva do Condomínio, que não foi bem aceite por grande parte dos Condominos!

Feita a Votação. a proposta da Mercadona foi derrotada sem apelo, com os 2/3 desejados a não serem obtidos. A Sessão foi logo ali encerrada! A Mercadona estava definitivamente fora de cena!



  1. As últimas noticias foram surpreendentes e alarmaram a população

As últimas noticias vindas nos Órgãos da Comunicação Social local (DC 07:12) de que a Mercadona, derrotada de forma irremediável voltava à carga, surpreenderam e alarmaram a Solum. Todos pensavam que depois de 2 derrotas humilhantes, a Mercadona iria, sensatamente, tratar da sua instalação num local à medida

Por isso;

- No passado dia 30:11 foi entregue na CMC um abaixo assinado dos utentes do Centro e dos condóminos de edifícios limítrofes, onde exprimiam a sua indignação pela probabilidade da Mercado estar de volta.

- A 14/12 um novo abaixo assinado dos trabalhadores do Centro Comercial ameaçados por um desemprego inesperado nesta altura tão difícil da vida

-No dia 9/12 entregamos a Memoria descritiva detalhada dos acontecimentos , cuja síntese hoje aqui apresentamos, e cujo detalhe iremos distribuir pelos Órgãos da Comunicação Social.




Caros amigos

O objectivo desta minha intervenção é; que esta entrada insólita da Mercadona em Coimbra não passe de um pesadelo, e se consiga resolver a contento de todos!

Em primeiro lugar; dos moradores da área residencial da Solum em causa, dos trabalhadores e dos utentes do Centro Comercial para que vejam a sua qualidade de vida normalizada, valorizando ainda mais a que têm e que se vêem em risco de perder!

Para que isso aconteça a CMC e a Mercadona devem entender-se e transformar este problema numa oportunidade para quer para Mercadona quer para cidade! Encontrando um espaço a requalificar, em área onde os serviços da Mercadona sejam realmente necessários, e esta se possa instalar e expandir no futuro, com parque de estacionamento amplo ao ar livre!

Para a CMC se entenda com os Proprietários do Centro Comercial reconhecendo o e interesse publico economico e social na área, de modo a que possam renovar as instalações, actualizar as rendas que os lojistas pagam e dessa forma selecionando-os e permitindo a entrada de outros mais rentáveis, actualizar as taxas de estacionamento, etc de modo a permitir um lucro justo e merecido!


Finalmente e em traços gerais um desejo;

Que este caso seja um caso exemplar para as muitas Empresas como a “Mercadona”, a nivel das diversas actividades económicas (Industria, Hotelaria, Saúde, Cultura, etc) que se queiram instalar em Coimbra, geradoras de emprego, promotoras de requalificação urbana da cidade, de participação cívica da população. Que ajudem Coimbra a ser uma cidade mais moderna, competitiva, criativa e participativa

Enfim. Que este caso seja o inicio de um futuro melhor e mais transparente, para a nossa cidade de Coimbra!


1 comentário:

Anjo António disse...

Na verdade com tanto espaço urbano a precisar de ser requalificado, este só pode ser filme de terror e mau gosto