sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

LARGO DA FREIRIA: O ABANDONADO SEM LUZ



Jaz solitário encostado à parede de um dos prédios centenários no Largo da Freiria. Ao primeiro olhar, pelo impacto que gera em nós, fazemos analogia. Parece um pombo gigante, de perna ferida e asa caída. Voltamos a olhar, não, nada disso! O OVNI, Objecto “Visionário” Não Identificado, é mais parecido com um qualquer edil que, sem contar e a despropósito, perdeu as últimas eleições e ainda não recuperou do choque traumático. Na imagem que perpassa ao exterior, está bastante deprimido e cansado e até, como se pedisse Calcitrin, os ossos se escusam a carregar aquele corpo flácido, tristonho e sozinho.

Mas não, em boa verdade o objecto é um rolo gigante com muitas luzes e luzinhas de ornamentação natalícia. Foi deixado no chão conspurcado pelo tempo, naquele chão sagrado que muitos já pisaram e muitos mais hão-de pisar, no dia 4 do corrente, data da inauguração das luzes de Natal na cidade. Tudo indica que foi esquecimento dos técnicos que fizeram dar à luz na cidade.

Embora, como sempre gente de língua viperina, há quem diga que a autarquia conimbricense nunca gostou deste Largo. Isto, não por a praça em si, mas por quem cá mora ou exerce o seu metier. Dizem essas línguas desassombradas, que são uns mal agradecidos; nunca estão satisfeitos com nada; que nos últimos vinte anos já vão no quarto presidente eleito e nunca estão contentes. Só estão bem a dar ferroada. Se assim, é porque assim; se assado, é porque é assado. Porra para os insubmissos!

Mas isto são apenas vozes do além, daqueles sussurros que não são para levar em conta. Aposto que neste fim-de-semana que se aproxima, mesmo sendo dias de descanso do Senhor, o rolo vai soerguer-se e, como estrelinhas no céu, vai elevar-se acima dos mortais pecadores e, com a espiritualidade da quadra, brilhar para todos nós.


 

Sem comentários: