quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

MEALHADA: CONTINUAMOS NA MESMA LINHA SILENCIOSA?



 



Nesta última Segunda-feira, 27 de Dezembro, entre as 9 e as 12h00, realizou-se a última reunião ordinária da Câmara Municipal do mês. Foi transmitida via online.

Tudo estaria bem se tivesse sido publicitada na página do município, no Facebook. Ao que me parece, não foi.

Acontece que o facto de ser transmitida via Zoom, se não for gravada para posterior visualização no YouTube por parte dos munícipes, de pouco serve. Só quem não trabalhe poderá assistir e ficar a par do que aconteceu. A continuar assim, é lançar fumaça no universo da transparência.

Informações por parte da imprensa escrita não há absolutamente nada. O que se passou na sessão? Poucos saberão.

Pergunto-me se este silêncio interessa a alguém. Estou em crer que, continuando na mesma linha do anterior executivo PS, estamos perante uma desconsideração pelos cidadãos. Em silogismo, é como se passasse a mensagem: para quê mostrar as imagens gravadas, se ninguém se importa? Por sua vez, provavelmente, quem está à frente dos jornais de informação pensará mais ou menos a mesma coisa: para que vamos nós escrever imediatamente sobre um assunto cujo interesse da maioria de munícipes pouco quererá saber? Passados uns dias escrevemos qualquer coisa. E basta! Pensarão para com os seus botões.

Novamente em ilacção, é como deitar palha ao burro. Qualquer coisa serve.

Mas, afinal, pergunto eu, queremos ou não cidadãos informados e participativos na vida pública? Se queremos mesmo, não estamos a ir pelo melhor caminho.

Cá no meu cantinho, com muita esperança, continuo à espera que este executivo, em relação ao caído em 26 de Setembro, tenha outra forma de transparência.

1 comentário:

Anjo António disse...

Hoje em dia com tanta ferramenta a participação dos cidadãos de forma democrática e livre incomoda o poder instalado
Zimute Óscar (Angel Sweet)