sábado, 28 de dezembro de 2019

BAIXA: A FEIRA DE VELHARIAS EM AVENIDA PROVISÓRIA






Provisoriamente, hoje, quarto Sábado do mês de Dezembro, a Feira de Velharias realizou-se no Largo das Olarias, em frente a Loja do Cidadão. Relembra-se que desde o princípio da década de 1990, com cerca de oito dezenas de vendedores em permanência, funcionou na Praça do Comércio. Em Junho de 2018, alegadamente com intuito de revitalizar o Terreiro da Erva, que pouco antes sofrera obras profundas, foi deslocalizada para aquele espaço encravado entre as Ruas Direita e da Sofia. A mudança imposta, e que muita tinta já fez correr incluindo um abaixo-assinado, para além da defesa do presidente do município, Manuel Machado, não agradou nem a vendedores nem a compradores. Por isso mesmo, foi uma razia entre os frequentadores. De quase uma centena de expositores na antiga praça velha, drasticamente, o número passou para, em média por certame, 20 profissionais de compra e venda de adelos.
Neste Sábado de tempo aberto e com Sol a espreitar por tudo quanto é fresta, perto do mesmo número habitual, cerca de vinte e cinco vendedores estiveram presentes no espaço aberto para ser (não se sabe quando) uma avenida central.
Em conversa com alguns deles, em maioria, todos anuíram que este é mesmo o espaço indicado para manter o evento para o futuro – e o salvar, disseram outros. Um ou outro disse ainda que se continuar no Terreiro da Erva, um sítio escondido, sem sombras de protecção no Verão, sem passagem de transeuntes, onde só vai quem sabe, não voltará a expor os seus artigos.


A QUE SE DEVE A TRANSFERÊNCIA?


Até ao passado dia 25 o Terreiro da Erva esteve ocupado com uma pista de gelo e um carrossel para crianças. Ontem, podiam ver-se vários operários a procederem ao seu desmantelamento. Segundo uma fonte da autarquia que pediu o anonimato, “já com casas-de-banho montadas num canto do terreiro, espera-se hoje, a todo o momento, a chegada de um camião com o palco que ali vai ser montado para os festejos de Passagem de Ano.”

Sem comentários: