quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

UM PENSAMENTO EXPRESSO…

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)



POR CARLOS JOÃO CASCAIS FIGUEIREDO

A poluição planetária, actualmente preocupação dominante em todo o mundo, é denunciada por toda a Europa, sobretudo pelos jovens, e levada ao conhecimento de todos pelo mundo inteiro onde, acima de tudo, há liberdade de expressão.
Os enormes icebergs gerados no continente polar, massas de gelo liquefeitas, fragmentadas e deslocadas, vêm por aí abaixo, constituindo um perigo para a navegação mais a Norte, provocando o desequilíbrio terrestre. O nosso planeta está a aquecer assustadoramente e com o nível das águas dos oceanos a subir. Mais a Sul a desertificação aumenta e as tempestades sucedem-se. Os tsunamis, provenientes do reajustamento das placas tectónicas das profundezas da terra, são um efeito previsível a curto e médio prazo.
Nas grandes metrópoles altamente industrializadas e, consequentemente, poluídas, os autóctones mais avisados usam máscaras para se protegerem da maleita.
No entanto, pasme-se, ainda há quem reclame abertamente o petróleo de uma nação desfeita pela guerra e militarmente ocupada. Esta ganância será, a breve trecho, um flagelo para toda humanidade.

Sem comentários: