sábado, 29 de outubro de 2016

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...


 



Márcio Ramos deixou um novo comentário na sua mensagem "Estão a matar a Feira de Velharias (2)":


Antes de mais seria um erro monumental tirar a Feira de Velharias da Praça do Comércio, mesmo que fosse para o Terreiro da Erva. Fazer isto, seria o mesmo que alterar o percurso da Queima das Fitas, ou, por exemplo, das procissões da padroeira. É já uma tradição nesta cidade. Acho sim que devem ser feitos alguns reparos, que a meu ver mudariam por completo esta praça centenária.
O Terreiro da Erva devolveu à cidade um espaço que outrora era preenchido por estacionamento. Hoje quem lá vai vê apenas alguns carros de moradores parados em sítio identificado para o efeito. A delimitar o terreiro, até nas entradas, como na Sofia, há pilares que podem descer a fim de deixar passar uma ambulância.
Agora pergunto: com tantas obras a decorrer na cidade, não haverá uns tostões para colocar uns pilaretes de ferro junto da igreja de São Bartolomeu, a fim de evitar o estacionamento abusivo? Seria uma solução simples e fácil de realizar.
Outra questão, as esplanadas. Será que é mesmo preciso ocupar mais de metade da praça com mesas e cadeiras? Encurtar o espaço ocupado, sobretudo nos dias em que se realizem eventos, não seria mais sensato? E não são muitos, relembro a Feira das Cebolas, de Velharias, e da Passagem de Ano Novo. Não poderiam estes comerciantes serem alertados para colocarem apenas metade da explanada nestes dias? Assim a feira iria crescer um pouco. Bem sei que os hoteleiros pagam a área por si ocupada a peso de ouro, mas cabe à autarquia harmonizar os interesses das partes.
Como já disse no inicio não acho que a Feira das Velharias deva mudar de sítio. Primeiro, está num local central da cidade, onde passam muitas pessoas. Depois, dá um pouco de alegria ao coração da Baixa, e que, retirando o turismo, está muito desertificada, com poucos moradores. Depois, por que já está gravada na memória de muitos compradores. Não seria sensato mudar de local.
A meu ver, a câmara deveria investir nesta e noutras feiras, anunciando a sua realização nos jornais e rádios locais, nas redes sociais. Por outro lado, nem que começasse a cobrar, deveria dar às pessoas que vão lá fazer o seu comércio melhores condições. É verdade que às vezes o tempo não ajuda, mas terá de se fazer alguma coisa. Também não entendo a razão de não haver policia, quer fosse por causa do estacionamento, quer fosse para proteger os comerciantes e os visitantes.
Outra questão. Nas vastas feiras que se fazem nesta cidade noto uma coisa: são todas muito iguais e pouco se distinguem entre si. Realiza-se em Coimbra um certame que atrai milhares de pessoas e só se realiza uma vez por ano, a Feira Medieval, no Largo da Sé Velha. Por que não realizar, durante o ano, outros eventos parecidos e na linha do antigo. Este género de alegorias trazem consigo muita animação. E a propósito: por que não há a participação de grupos alegóricos? Ou até teatro de rua, gaiteiros, performers? Por exemplo.
Andam agora a requalificar certos pontos da cidade, como o parque de estacionamento junto ao Estádio Universitário. Pergunto, quando vai ser requalificada a Praça do Comércio, retirando de vez os automóveis? Quando é que este largo volta a recuperar o brilho de outros tempos? Ou será que há interesse em deixar ficar tudo como esta? A bem do interesse egoísta de alguns moradores e comerciantes acaba-se com a tradição e desfigura-se uma praça magnifica?

Sem comentários: