quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PARABÉNS, COLEGA.

Denis Balibouse/Reuters
(Imagem retirada do Jornal Económico)





Parabéns camarada “Gut”. Apesar de não me teres convidado para a cerimónia de doutor “Honoris Causa”, em 22 de Maio último, atribuído pela Universidade de Coimbra, mesmo assim venho felicitar-te pela tua aclamação como secretário-geral da ONU. Ficas a saber que fiquei pior que uma barata e, confesso, até estava na disposição de nunca mais te dirigir a palavra, mas, agora com esta tua aclamação, pá, arrumei o azedume que guardava cá dentro e cá estou a bater palmas -sei lá quando é que não vá precisar da tua influência para me arranjares um lugarzito nas Nações Unidas? Ou até de teu assessor -sabes muito bem que a aconselhar sou bom. Lembras-te do conselho que me pediste a interrogar se havias de concorrer à presidência da República ou a secretário-geral da ONU? Recordas o que respondi? Pois claro. Isso mesmo. Às tantas, se não fosse eu tinhas-te perdido em guerras de votos com o camarada Marcelo. Mas, deixa lá, não me deves nada. Homessa! Os amigos são para as ocasiões.
Despeço-me com amizade -até pareço o saudoso engenheiro Veloso. Espero ver-te em breve cá por Coimbra para receberes mais um título universitário. Até um dia destes, Tonito.
Um abraço do tamanho da abrangência das Nações Unidas.

Sem comentários: