terça-feira, 9 de abril de 2019

BAIXA: CARTA AO ANÓNIMO COMERCIANTE DESESPERADO









Hoje, ao abrir as portas dos estabelecimentos, os comerciantes desta zona comercial foram surpreendidos por uma estranha mensagem anónima, sem qualquer referência ao seu emissor:

A Baixa Está de luto…
Caros colegas,
Eu estou de luto pela nossa Baixa!
Eu “choro” por todos os colegas que tiveram de encerrar as portas; “choro” pela falta de segurança; “choro” pela falta de iluminação ou no caso de existir a sua degradação e “choro” pelo esquecimento a que fomos vetados pelas entidades camarárias. Por tudo isto eu choro!!
Caros colegas chegou a hora de nos juntarmos e “gritarmos” para todos ouvirem que já não aguentamos mais, é preciso uma mudança.
Por isso no dia 15 de Abril vamos todos expor faixas negras nos nossos estabelecimentos em sinal de luto pela nossa baixa, de modo a chamar a atenção de todos os residentes de Coimbra para a nossa realidade.
Comerciante desesperado”


UM POUCO DE HISTÓRIA


Ontem, segunda-feira, eu estava inscrito para me manifestar na reunião de câmara, no tempo reservado à intervenção do público. Esta foi a data agendada e que me foi comunicada aquando da inscrição na Secção de Atendimento - e que ainda consta no calendário das reuniões publicado na página oficial do município de Coimbra.
Sem entrar muito na matéria, em nome de alguns comerciantes das ruas da Sofia e Ferreira Borges e outros que virão a sofrer proximamente, seguindo no mesmo sentido da anterior deliberação, sob o lema “A Baixa comercial está a morrer”, iria manifestar o profundo repúdio pela acção, de, numa altura de enorme fragilidade económica, se levar tudo à frente através da fiscalização municipal. Dois profissionais da compra e venda foram sancionados com coimas elevadíssimas. Só para exemplificar, um deles com a verba de 1,022.21 euros.
Juntamente com alguns dos visados e outros, ontem, deslocamo-nos à autarquia. Batemos com o nariz na porta. Ou seja, à última hora, sem que a prorrogação me fosse comunicada, a reunião foi adiada para a próxima terça-feira, dia 16 de Abril. Relembro que os contactos são obrigatórios para qualquer munícipe poder intervir. Quanto a esta falta de consideração estamos conversados. Aliás, não é a primeira vez que Manuel Machado, presidente da edilidade, me falta ao respeito. Em especulação, para mim, este hemiciclo, representado por um democrata tão singular, está a transformar-se num plágio de um qualquer parlamento ditatorial.


E EIS ENTÃO O ESTRANHO COMUNICADO ANÓNIMO


Por aqui, pela Baixa comercial, a maioria está convencida de que sou o autor da estranha missiva. Aos que me conhecem mal, quero dizer que, ainda que colabore na iniciativa, não tenho nada a ver com este desempenho sem nome. Com todos os meus defeitos e virtudes, estou na vida de cara descoberta. Nunca farei nada, contra pessoas ou instituições, a coberto da cortina. Abomino a cobardia. Detesto todos aqueles que não assinam por baixo o que pensam e, querendo estar bem com Deus e o Diabo, agem de maneira vergonhosa. Para estas caricaturas de gente, o meu mais veemente repúdio! Estamos no tempo do faz-de-conta.


MAS, AFINAL, DE ONDE VEM O BILHETE?


Para quem anda nesta vida há muito tempo e, lendo aqui e ali, vendo certas movimentações na sombra, chega facilmente ao emitente. Como não tenho a certeza a cem por cento, como é óbvio, não o(s) menciono.
Rejeitando completamente este procedimento anónimo -ainda que vá colocar também uma faixa negra na montra-, deixo apenas uma pergunta: é assim, escondendo a identidade, que se promovem medidas para defender o comércio tradicional?

Sem comentários: