sábado, 19 de maio de 2018

CDU: O QUEIRÓS TOCOU A REBATE E SÓ RESPONDERAM DOZE (3)




Estamos a retratar a última parte de um “espectáculo” político promovido pela CDU, Coligação Democrática Unitária, em que foram convidados os comerciantes para, na sede do PCP, na Rua Adelino Veiga, em Coimbra, serem ouvidos de viva voz e debatidos problemas graves que assolam a Baixa comercial. Ao convite responderam 12 pessoas. Marcou presença Francisco Queirós, vereador da CDU com os pelouros da Habitação e do Desenvolvimento no Executivo municipal.
Quem não foi, alegadamente, pode justificar de várias maneiras: estava ocupado nas horas indicadas; não foi convocado pessoalmente pelo vereador; estes convites nunca deveriam ter sido realizados por um homem com barriga saliente e já entradote, mas, antes, por uma camarada cheia de convicções revolucionárias e atributos físicos em conformidade; a reunião deveria ser acompanhada, no mínimo, com croquetes e bolos de bacalhau e bom tinto; não gostar do anfiteatro onde se desenrolou a encenação. Sim, porque o que tinha sido anunciado nas duas semanas antecedentes, sem pretender enganar alguém, era uma encenação teatral.

I
Estamos então no desenvolvimento da peça, no terceiro acto. Trata-de uma espécie de tribunal plenário -por irónico que seja, a fazer lembrar os julgamentos políticos do Estado Novo. Trata-se do processo 17-05-2018.
O arguido (ou arguidos) é o poder local, no caso, por questões estratégicas, julgado à revelia.
Os queixosos eram os comerciantes, mas, estranhe-se, ou talvez não, a CDU, embora implicada no processo até ao pescoço, tinha-se constituído assistente.
Como juiz estava o vereador da CDU, Francisco Queirós.
A "defender o Estado", em representação do "Ministério Público", estava o camarada João, também membro da CDU.
Como se vê, a imparcialidade reinava na sala.
Pelo desenrolar dos primeiro e segundo actos, deu para verificar que a culpabilidade, a haver veredicto, caía por inteiro no chefe do executivo, que não estava presente. Se estivesse, bem à maneira portuguesa, ser-lhe-ia estendida uma passadeira vermelha.
No prosseguimento do drama, através da retórica de Queirós, deu para constatar que a CDU, apesar de fazer parte do executivo socialista, era uma vítima do algoz Machado, o dono da Câmara Municipal.
A CDU não tem feito mais pela Baixa porque não pode. Até votou contra o Aldi, em Santa Clara, disse o representante comunista em repetição.
Tentando passar pelos pingos da chuva, disse ainda mais: “eu não consigo entender o presidente da Câmara. O princípio é ouvir os munícipes e não tratá-los mal. É fundamental que os comerciantes vão às reuniões de câmara. Obriguem o Manuel Machado a falar com as pessoas! Mas uma coisa posso dizer: não vamos deixar morrer a Baixa de Coimbra!”

II

O julgamento decorria algo monótono. O juiz , no caso o vereador Queirós, substituindo a acusação e, ex aequo, chamando a si a defesa da CDU, pela excelente performance, convencia por inteiro a assistência constituída pelos poucos comerciantes. A demonstração de inocência da coligação era total. A reverência ao cordial vereador manifestava-se em forma de alocução: o stor desculpe, mas o culpado desta situação é o presidente da Câmara!
Imagina-se o representante da CDU a esfregar a barriga de contentamento e a pensar para si: “isto correu melhor do que eu esperava!”.
E estava quase a tocar a campainha para o correr do pano. É então que da assistência, eloquente e morna, porque há sempre um louco a quebrar a modorra societária, um tolo, já velhote e de cabelos brancos, dirigindo-se ao vereador, atira o seguinte:
Eu vim para ouvir. Não era minha intenção intervir. Mas perante o que estou a assistir não posso deixar de o fazer. Porque já falámos algumas vezes, a nível pessoal, gosto de si e reconheço-lhe grandes qualidades humanas muito superiores ao seu antecessor no cargo, mas já no campo político não posso estar mais em desacordo com a sua actuação. O que estamos a assistir aqui hoje é uma tentativa de desonerar a CDU do processo de degradação da Baixa. Ora, como sabe, o senhor é o vereador da Habitação e do Desenvolvimento desde 2009. O seu precursor esteve no seu lugar durante os primeiros mandatos de Carlos Encarnação. Na maioria dos casos de aprovação positiva, o senhor sabe que é graças à sua abstenção continuada que as medidas têm passado no executivo de maioria socialista.
Por tudo isto, fazendo de conta que não tem nada a ver com a degradação da Baixa, a CDU não pode lavar as mãos do que se está a passar. Enquanto munícipe, o que espero de si é uma posição musculada perante Manuel Machado, o presidente da edilidade. Que, aliás, do seu desempenho futuro como vereador também depende o destino da CDU na cidade. Não esqueça que nas últimas eleições os votos na coligação caíram. Eu vou estar de olho em si!
Francisco Queirós, vereador na autarquia, ali juiz em causa própria, engolindo em seco, não se deu por achado e retorquiu com argumentos que ninguém acreditou, mas também não era preciso, Afinal, tudo aquilo era uma encenação.
Sem palmas, caiu o pano! Outras peças se seguirão com outros actores. A miséria humana sempre resultou em excelentes tragicomédias. E quando alguns choram, cheios de vontade de sorrir, outros fazem cara de enterro. É o teatro da vida!

TEXTOS RELACCIONADOS

CDU: O Queirós tocou a rebate e só responderam doze (1)
CDU: O Queirós tocou a rebate e só responderam doze (2)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, o senhor de cabelos brancos, falou, falou, tem aqui o discurso transcrito, terminando em apoteose com "eu vou estar de olho em si", mas o que o Queirós disse resume-se a "argumentos que ninguém acreditou...". Bom truque ;)