Segundo
o Diário de Notícias (DN) de ontem, dados da Nielsen mostram que o
consumo no “comércio tradicional sobe 5,9%, mas tem quota de
apenas 8,2%”.
Continuando
a citar o DN, “(…) A Páscoa, que se comemorou no último fim
de semana de março, terá tido a sua influência na febre
consumista. São sobretudo os grandes supermercados de cidade e o
comércio tradicional os mais beneficiados, com crescimentos de 7,6 e
de 5,9%, respectivamente. Os hipermercados perdem terreno.”
“Já
há algum tempo que vamos percebendo que o comércio tradicional está
a consolidar o seu crescimento, independentemente dos altos e baixos
das datas mais especiais como o Natal ou a Páscoa”, diz o
director-geral da Centromarca. Pedro Pimentel reconhece que grande
parte destes novos espaços não se enquadram na verdadeira aceção
do termo tradicional, já que se trata das lojas de proximidade das
grandes cadeias de distribuição. Mas também por este “investimento
crescente” se percebe a importância que o “consumidor cada vez
dá mais a poder fazer compras numa esfera de proximidade, poupando
tempo (...)”
E
NÓS, POR CÁ?
Nestes
últimos quatro meses encerraram 16 lojas na Baixa de Coimbra, em
Janeiro 6; em Março 7; em Abril 3.
Embora
não contabilizasse na totalidade, em cerca de um terço,
verificaram-se novos contratos, englobando transferências que, por
melhor posição ou renda mais acessível, originaram alguns
encerramentos.
Em
quatro casos desta dezena e meia de encerramentos implicou processos
de insolvência.
Alegadamente,
alguns destes 15 fechos implicaram vários meses de rendas em
atraso que não foram pagas ao senhorio, e que também contribuiram para a resolução contratual.
Continua
a verificar-se uma acentuada procura de espaços comerciais com renda
acessível.
Estamos
em Maio, o Sol primaveril está irromper e com ele o bom tempo, os
turistas estão a chegar e, sem dados estatísticos que me permitam
afirmar um grau de felicidade colectiva, estou em crer que,
lentamente, a esperança está está a instalar-se na classe
mercantil.
Assim
seja!
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