quarta-feira, 2 de maio de 2018

BAIXA: CRÓNICA DA SEMANA PASSADA




ANIVERSÁRIO

O Carlos Jorge Monteiro -baptizado pelo mordomo do jornal online Notícias de Coimbra, Fernando Moura, como Conde de Ameal- proprietário da Galeria O Conde, na Praça do Comércio, comemorou no passado Sábado três anos de abertura e existência do seu nobre estabelecimento. Para fazer jus ao logótipo nada melhor do que trajar a rigor.
Que se mantenha por cá durante muitos anos com toda esta irreverência! Muitos parabéns, senhor conde! (seguido do ósculo no anel e da obrigatória curvatura das cruzes, em sinal de respeito)



NÃO DEIXAR MORRER A DESGRAÇADA

Como habitualmente, por este Sábado último ser o quarto do mês de Abril, realizou-se a Feira de Velharias na Praça do Comércio. Como é recorrente já há uns anos para cá, para além de se apresentarem poucos e cada vez menos pracistas, contrariando uma postura neste certame de feira-franca em que os vendedores se obrigam a manter-se todo o dia até ao entardecer, por volta das 14h00 a maioria dos expositores já estava a arrumar a tenda. Poderemos retirar várias ilacções. Mas isto quer dizer o quê?
Que este evento, que ocorre mensalmente no coração da Baixa, de compra e venda de artigos velhos e usados e que concorre para manter uma certa dinâmica de revitalização, está entregue ao “deixa-arder-que o meu pai é bombeiro”. Por parte do pelouro responsável da Câmara Municipal de Coimbra podemos todos dormir descansados, que da Casa da “Coltura” -de colt, a simbolizar a imposição: ou tens cuidado com o que dizes ou cortamos-te o subsídio- não virão nem bons ventos nem bons casamentos. Por este andar, aceitam-se apostas para acertar na realização das exéquias da Feira de Velharias. Trinta anos para nada?

TRANSFERÊNCIAS

Depois de sete meses com nova gerência -após fechar em Agosto reabriu em Outubro do ano passado-, encerrou a semana passada a pastelaria Sírius, na Rua da Sofia.
Depois de ler o anúncio colado no vidro e trocar umas breves palavras com um dos novos adquirentes, ficámos a saber que este reputado estabelecimento, que já vem de longe, da década de 1940, e que já faz parte da paisagem da rua da sabedoria, passou de mãos para dois novos empreendedores.
Na última Segunda-feira, desta semana, reabriu com nova gerência. Vamos lá? Posso garantir que nos recebem de braços abertos!


Depois de um par de anos na Travessa da Rua Velha, Carlos Alves, mais conhecido no mundo do esoterismo como Adão Medium, passou a dar consultas de Tarot, limpezas energéticas de aura e de chakras na Rua das Padeiras, ao lado do Calçado Guimarães. O “esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões - ou mesmo das Fraternidades Iniciáticas - que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão subtilmente ocultos” -in Wikipédia.
Para além da higienização da alma, para purificar ambientes Adão Medium vende velas, velões de rituário, defumadores, incensos, incensários e cristais, artigos religiosos e livros esotéricos. Adão Medium está mais perto de si.

Sem comentários: