quarta-feira, 16 de maio de 2018

BAIXA: CRÓNICA DA SEMANA PASSADA

Foto de Café Santa Cruz.


.Nesta última semana, o Café Santa Cruz, o nosso ponto de encontro, o vetusto lugar sereno que nos transporta para um ambiente clássico, comemorou 95 anos.
Em nome da Baixa, em nome do concelho de Coimbra, em nome de Portugal, em nome do mundo, se posso escrever assim, um grande eferreá acompanhado com uma intensa e sonora salva de palmas.

Resultado de imagem para francisco queirós coimbra

Francisco Queirós, vereador eleito no executivo com os pelouros da Habitação e do Desenvolvimento, na semana passada, à frente de um grupo de embaixadores locais, em representação da CDU, Coligação Democrática Unitária, percorreu a baixa comercial. Entrando nas lojas e falando com os seus responsáveis, o cordial edil foi tomando o pulso à situação de grave crise que assola o centro histórico da cidade. Ao mesmo tempo, aproveitou para transmitir um conjunto de medidas para revitalizar a Baixa e o seu comércio recentemente propostas na Assembleia Municipal de Coimbra pela CDU. Em forma de resolução (intenção) direccionada ao executivo, formou uma moção.
Amanhã, quinta-feira, dia 17, será realizada uma reunião com comerciantes na sede do PCP, na Rua Adelino Veiga.
No atual executivo de Coimbra, de maioria PS, o vereador comunista é responsável pela promoção e reabilitação de habitação, pela gestão do parque de habitação e pelo gabinete médico-veterinário, desde 2009. No anterior mandato, então de maioria social-democrata, Francisco Queirós também teve pelouros atribuídos, tendo igualmente desempenhado o cargo a tempo inteiro.


Encerrou há dias o último ponto de venda da Valise, na Rua Adelino Veiga. Esta conceituada marca de calçado para homem e senhora esteve também representada no antigo Dolce Vita, agora baptizado de Alma, no Coimbra Shopping e no Fórum Coimbra. Segundo informações não confirmadas, a loja do Fórum, a última nas grandes superfícies, fechou agora, em simultâneo.
Ao que parece, já de há uns tempos a esta parte, é o fim anunciadode uma empresa que chegou a ter 6 estabelecimentos na Baixa, nomeadamente um na Rua da Sofia, outro na Rua Ferreira Borges, outro na Rua Eduardo Coelho, e três na Rua Adelino Veiga, onde era a sede e que foi a primeira a começar um longo caminho de sucesso nos primeiros anos de 1980 no antigo espaço da Bruma, uma desaparecida chancela dedicada à venda de electrodomésticos e fotografia, onde foi funcionário o respeitado fotógrafo Rui de Almeida, que se estabeleceu na Rua Martins de Carvalho e já cerrou portas também.
Este fecho -desde Janeiro é o 17º- das várias lojas do grupo Valise deveria fazer pensar o executivo municipal de maioria socialista. Deveria, não deveria? Pois deveria, mas quando se apanharem cacos comerciais no asfalto talvez o poder local acorde. Tardiamente, como se calcula!

Sem comentários: