terça-feira, 27 de junho de 2017

UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA...





Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "BAIXA: QUATRO ANOS DE CLASSIFICAÇÃO, QUE CONCLUSÃO...":

Não entendo a lógica disso tudo. A Universidade, que já traz dezenas de milhares de turistas à cidade, ainda por cima tem de ajudar os comerciantes da Baixa, levando lá os turistas a comprar? Que sentido é que isso faz? A Universidade trata bem do seu património, chama gente, e só isso é uma enorme mais valia para a cidade. Que tem a universidade a ver com os lojistas da baixa, ó senhor Luís? Que estava à espera que lhe respondessem? Eu ficaria de boca aberta :)... E vai meter ao barulho os pais do Pedro Machado? Ó valha-me Deus...



***************************************

RESPOSTA DO EDITOR

Caro anónimo conhecido, não precisa de fazer nenhum desenho para mostrar que não entende. Acredite, nem me surpreende o facto de o caro anónimo não fazer nenhum esforço para compreender. Vivemos numa sociedade umbiguista, ou individualista se preferir, onde o que conta não é a transversalidade económica, a riqueza repartida, mas o enriquecimento isolado, nem que seja feito passando por cima de cadáveres. Por isso mesmo, em cultura crescente, se idolatra o sucesso individual sem escrutínio e com admiração e se despreza o insolvente como lixo e em maldição.
É por pensamentos curtos, mesquinhos, como o seu, a lavrar num egoísmo atroz e demolidor, que o interior do país está como está -basta olhar para o que aconteceu em Pedrógão Grande. É pela falta de visão estratégica, é pela carência de política séria, é pela falta de equidade na relação entre cidadãos e instituições -tratando uns como “filhos” e outros como “enteados”- que a Baixa, vendo passar os turistas para a Universidade, está no estado cataclítico em que todos se apercebem mas poucos levantam o dedo acusador. Que os beneficiados façam o jogo do poder, recebendo subsídios públicos à descarada, até se aceita -que remédio?!? Agora vermos o que se está a passar em frente aos nossos olhos e não haver alguém que diga que o “Rei vai nu”, isto sim, custa deveras. O silêncio sepulcral que está instalado não vai dar a bom porto. Não é preciso ser bruxo para adivinhar o que se espera disto tudo: tragédia eminente. Só pode! Vou fazer tudo para não estar cá, mas se estiver, aguardemos para ver.
Quanto à sua forma de avaliar as coisas -ainda tenho uma réstia de esperança de que esteja a ser irónico e seja mais inteligente do que parece: valha-o Deus, Senhor!


**********************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO E UMA RESPOSTA...":


Já vai em Pedrogão? Senhor Luís, o senhor é que sabe, mas não o ajuda nada comparar a tragédia de Pedrogão com a falta de clientes dos lojistas da baixa. Este é um dos pontos. Outro ponto, é chamar-me egoísta. Pela enésima vez, eu gasto o meu dinheiro onde quero e a sua atitude, acredite, não o ajuda a si, nem ajuda os seus colegas comerciantes. Se o problema é a falta de turistas para comprar nas lojas, isso não é assunto que a Universidade resolva, não entende isto? E deixe lá Pedrogão. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Já vai em Pedrogão? Senhor Luis, o senhor é que sabe, mas não o ajuda nada comparar a tragédia de Pedrogão com a falta de clientes dos lojistas da baixa. Este é um dos pontos. Outro ponto, é chamar-me egoista. Pela enésima vez, eu gasto o meu dinheiro onde quero e a sua atitude, acredite, não o ajuda a si, nem ajuda os seus colegas comerciantes. Se o problema é a falta de turistas para comprar nas lojas, isso não é assunto que a Universidade resolva, não entende isto? E deixe lá Pedrogão.