quinta-feira, 22 de junho de 2017

UMA ACTUALIDADE DESACTUALIZADA





A edição do Campeão das Províncias desta semana, na página 8 e com o título “ACTUALIDADE”, traz uma reportagem sobre “Rapariga viveu durante dois meses na praça do Comércio”.
Acontece que esta notícia tem pouco de actualidade. Já passaram três meses que aqui no blogue, com o título “o estranho caso da mulher acampada”, foram escritos vários textos descritivos e de apelo, incluindo jornais, televisões e até ao Presidente da República, para que esta situação fosse resolvida. E ouvimos o grito de revolta dos seus progenitores. Num estranho prolongamento, nem de um único órgão de comunicação social recebi qualquer nota. De Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente do Estado português, a mesma apatia. Fosse com a ajuda do nosso esforço e da Câmara Municipal de Coimbra, do pelouro da Acção Social e Família, ou não, a verdade é que a Sónia Monteiro foi internada e tanto quanto julgo saber pela sua mãe, Elza Monteiro, está a recuperar bem.
Alegando que tinha lido a notícia no blogue, há cerca de um mês e pouco fui contactado por Diana Batista, jornalista do Campeão das Províncias, a pedir-me os contactos dos progenitores. Naturalmente que ajudei em tudo o que pude.
É então que, hoje, passados três meses do acontecimento e cerca de trinta dias depois da nossa conversa, vejo a reportagem impressa no semanário. Não é completa surpresa verificar que nem uma referência é feita ao blogue. De certo modo já estou habituado à indiferença por parte da imprensa local -só o Diário as Beiras, algumas vezes, tem furado este silêncio opressivo de falta de camaradagem e dever deontológico de citar a fonte -salvo indicação desta em contrário.
Estou aborrecido com esta omissão? Ora, ora! O blogue Questões Nacionais, com mais de mil visitas diárias, é um sítio gratuito de liberdade de criação, expressão e divulgação. Não tem necessidade de publicidade, mas, como quem não sente não é filho de boa gente, fica o reparo.
E mais: é rara a semana que o Campeão, na rubrica Vinagretas, não mande alfinetadas contra a concorrência alegando a falta de referência a notícias dadas em primeira-mão neste semanário.
Bem prega Frei Tomás...

Sem comentários: