sexta-feira, 22 de abril de 2022

O REVERSO DA MEDALHA

 

(imagem de Leonardo Braga Pinheiro)




A posição formal do PCP em se ausentar ontem do Parlamento durante a transmissão do presidente da Ucrânia e de se recusar em punir verbalmente Putin está a escandalizar a maioria dos portugueses.

Não deixa de ser irónico esta maioria (em que quase, quase me incluo) condenar a livre expressão e pensamento 48 anos depois do 25 de Abril, e a escassos dias da comemoração.

O PCP e os seus membros estão ou não a exercer o seu livre direito de discordar da motivação que leva uma nação a cometer genocídio num país vizinho? Naturalmente que está. Por muito que nos cause prurido é uma opção que lhes assiste.

Os seus pontos de vista são tendenciosos e irrelevantes? Claro que são. Mas isso não são os argumentos que apresenta para consubstanciar a sua posição?

Não foi o 25 de Abril que institucionalizou o respeito por quem pensa de modo diferente? Os que não estão connosco deverão ser considerados nossos inimigos?

Será que, como já muitos disseram, não estaremos a ver esta guerra sob uma lupa maniqueísta, a preto e branco, onde apenas se vislumbram deuses e demónios? Será que não estaremos a ver as coisas sobre o manto diáfano da hipocrisia?

Cada um de nós tem a liberdade de se posicionar na defesa de um dos lados? Claro que tem. Mas para obter uma uma síntese racional e objectiva, naturalmente, deve dar-se ao trabalho de analisar a antítese, ou seja, o rebate de ideias, e só depois formar uma conclusão. Isto é, por muito que desgostemos de um argumentário contrário à nossa tese aparentemente lógica, por mais que se abomine, precisamos do contraditório. É esta dialética que nos enriquece e torna menos manipuláveis e seguidores do chamado pensamento único.

Na nossa subjectiva capacidade de escolha, discordemos livremente dos pressupostos do PCP, mas, em nome da holística liberdade relativa que intrinsecamente tanto defendemos, com honestidade intelectual, respeitemos as suas ideias.

Vale a pena pensar nisto?

Sem comentários: