sábado, 30 de outubro de 2021

COIMBRA: PARTIU A ROSARINHO



Sem avisar, partiu hoje para a última viagem sem retorno a Maria do Rosário de Andrade Pinto Teixeira, de 65 anos, reconhecida e tratada com carinho pelos amigos como simplesmente “Rosarinho”.

Desde 1989 e até cerca de 2010, aquando do encerramento, o seu estabelecimento de mobiliário antigo, antiguidades e artes plásticas, o Brique à Braque, na Rua Alexandre Herculano, em Coimbra, foi uma espécie de embaixada de acolhimento para os pintores mais importantes da urbe mondeguina. Nas “vernissages”, inaugurações das exposições de arte, onde não faltava o suculento tentador aperitivo e taça de bom champanhe, encontrávamos a fina-flor, o “jet-set” da elite coimbrã.

Rosarinho, com a sua classe de anfitriã e de “marchand”, negociador de arte, movia-se por entre os convivas com o à vontade de uma libelinha em torno de pétalas em flor. De timbre de voz grossa e bem colocada, havia nela uma qualidade imanente, uma espiritualidade perceptível para aproximar pessoas.

Após o encerramento do estabelecimento junto aos Arcos do Jardim, com o tempo a escoar-se, foi com alegria que vimos que se estabeleceu novamente com antiguidades e velharias na Baixa da cidade, na Rua do Carmo, em Junho de 2018. Mas, em boa verdade, a sua saúde já estava um pouco debilitada. Encerrou há cerca de um ano.

Cerca das 14h30 deste Sábado cinzento e chuvoso, perante meia centena de amigos e familiares, na Igreja de São José foi bonito de ver e ouvir o elogio fúnebre apresentado pelo pároco da catedral. Não que fosse muito direccionado à sua vida pessoal, mas, socorrendo-se de uma leitura bíblica, o presbítero, com o seu pensamento plasmado na religiosidade cristã, soube tocar os presentes acompanhantes num momento tão interiorizado como é uma cerimónia fúnebre.

Em meu nome pessoal e em nome da cidade, aquela cidade que é composta por todos nós, actores que a marcam e público que assiste à sua passagem, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames a toda a família.

Até sempre, Rosarinho.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha querida Rosarinho 🌹