terça-feira, 5 de outubro de 2021

BARÓMETRO DOS JORNAIS EM PAPEL PUBLICADOS NA BAIRRADA




Jornal da Mealhada (edição de 29 de Setembro)


POSITIVO


Esta edição, como não poderia deixar de ser, foi ocupada com os resultados das eleições autárquicas no Concelho e homólogos vizinhos, ocorridas no passado dia 26 de Setembro.

Com as lacunas habituais que aqui tenho reiteradamente vindo a apontar, a falta de colaboradores a comentar a actualidade, no momento a grande surpresa no Concelho da Mealhada, isto é, a vitória e ascensão no panorama político do movimento Independente Mais e Melhor, liderado por António Jorge Franco (o novo presidente da Câmara Municipal), o apear do Partido Socialista, historicamente “implantado” com cimento e ferro há mais de trinta anos, com o ex-presidente Rui Marqueiro a perder o cadeirão do poder, e a queda da coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada, que detinha três vereadores no executivo e, agora, apenas elegeu um, nomeadamente, Hugo Alves Silva.

Mesmo assim, sem favor, apresenta-se uma publicação bem conseguida. Foi recuperada e ampliada a rubrica “Na Rede”, passando de coluna a página.


MENOS BOM


Não vou escrever sobre o que me pareceu menos bom nesta edição. Invertendo o azimute, a agulha, deixando de apontar o presente, vou virá-lo para o futuro. É óbvio que já escrevi tanto do mesmo que o que vou plasmar não será nada de novo.

Mais uma vez vou chamar a atenção para a importância do momento político que o Concelho da Mealhada está a viver. A esperança está ao rubro na busca de um amanhã melhor, ou pelo menos diferente. Os eleitores, maioritariamente, votaram na mudança. Pois apoiemos todos a alteração desejada de governo local.

Se é correcto dizer que, em metáfora, se trata de uma renovação parcial da casa, é também certo que é neste momento de transformação que todos os munícipes e órgãos estruturantes, sem excepção, devem colaborar, ou pelo menos não colocando o pau na roda, com a nova equipa vencedora. Se comportamento gera comportamento, o novo executivo será sempre o resultado de um respeito recíproco entre governantes e governados.

E um destes pilares que deve contribuir para a divulgação e clarificação do que se vai fazer é o Jornal da Mealhada. Se anteriormente já se pedia um novo olhar mais holístico, uma visão integral sobre os fenómenos, agora pede-se muito mais ainda sobre uma mais ampla cobertura noticiosa das reuniões do Executivo, sem esquecer a oposição. Naturalmente que é a altura ideal para o jornal passar a ser semanário, e a publicar uma página inteira dedicada às reuniões camarárias, não esquecendo a intervenção pública dos munícipes.

Quanto maior for a amplitude jornalística do título, maior será a sua respeitabilidade, independência e neutralidade.


De zero a vinte, atribuo a esta edição 14,5 valores.


JORNAL DA BAIRRADA (edição de 30 de Setembro)


Conforme nos tem habituado, pela grande qualidade jornalística, na diversidade de temas e lugares da Bairrada, ao longo dos últimos anos, continua a ser o ponteiro de uma bússola a apontar o Norte. Nada contra a referir.


De zero a vinte, atribuo a esta edição 18 valores.



 

Sem comentários: