terça-feira, 8 de agosto de 2017

BAIXA: TRÊS ESTABELECIMENTOS FORAM À VIDA





Nos últimos dias deste verão que não faz desaparecer somente floresta, encerraram três estabelecimentos na Baixa de Coimbra: O Fish-fixe, uma loja de congelados na Rua das Padeiras, com cerca de vinte anos de existência; a sapataria Iara, com seis anos de vida aqui na zona e implantada na Rua Visconde da Luz; a pastelaria Sírius, um estabelecimento com mais de meio-século e com sede na Rua da Sofia -embora esta actual gerência tenha cerca de meia-dúzia de anos de vigência.
Se nos dois primeiros estabelecimentos citados pouca informação se sabe, na vidraça da pastelaria Sírius pode ler-se um aviso com o seguinte teor: “Caros clientes, a Sírius encerra a partir de 1 de Agosto de 2017 para remodelação”. Por declarações prestadas sob anonimato, ficámos a saber que o estabelecimento mudou de mão para uma conhecida marca ligada a pastelaria e refeições implantada aqui na Baixa há cerca de meia-dúzia de anos -não cito o nome por não ter conseguido confirmação.
As razões para estes encerramentos, no meu entendimento, estão à vista de todos. Pode ler as explicações num outro texto que estou a preparar. Salienta-se, para reflexão, que a pastelaria Sírius está na Rua da Sofia, artéria classificada, em 2013, como Património Mundial pela Unesco. A razão para ninguém ligar ao que se está a passar no Centro Histórico da cidade é que deveria constituir um enigma. Ou talvez não. Podemos aventar, de duas uma: ou anda tudo cego ou vislumbram e fazem de conta que não vêem. Felizes daqueles que conseguem assobiar para o lado perante um desastre que ocorre num nosso vizinho.

1 comentário:

Unknown disse...

Juntemos a esses estabelecimentos a Casa do Castelo/Livraria 115..., na Rua da Sofia e Rua da Moeda.