sexta-feira, 10 de março de 2017

ENCERROU O “VIRGÍLIO LINGERIE”






Fechou esta semana mais uma loja na Rua Eduardo Coelho. Durante cerca de vinte anos o estabelecimento “Virgílio Lingerie”, que tal como o nome indica se dedicava à venda de roupas interiores de senhora, fez-nos companhia diária na Baixa de Coimbra.
Não se sabendo muito bem as razões do encerrar de portas, contudo, dá para adivinhar que seriam por dois motivos: um, pelo pouco negócio que se faz actualmente no comércio tradicional, outro, pela idade e por se encontrar já aposentado.
A título de exercício histórico, há muito próximo de vinte anos, o “Virgílio Lingerie” foi ocupar o antigo espaço da retrosaria “JoRui”. Hoje é mais um espaço vazio nesta artéria que já foi uma das mais importantes vias comerciais do Centro Histórico.
Dizer que mesmo contando com os que se mantém, os resistentes, são poucos e quantos menos ficarem mais a zona fica empobrecida e desertificada valerá alguma coisa? Os estabelecimentos são como as pessoas só contam enquanto estão em actividade. Fora disso resta a memória em projecção de sombra que, lentamente, se vai extinguindo numa esquina solitária. É certo que vai havendo uma mais ou menos regular substituição de novos negócios, o problema é que pela sua fragilidade, para além de serem uma imitação dos antigos, não se aguentam muito tempo.
Como curiosidade, salienta-se que nesta curta ruela de cerca de uma centena de metros, entre o Largo do Poço e a Praça do Comércio, há 7 estabelecimentos com papéis nas vidraças.
As razões para o que está acontecer ao outrora pujante e agora debilitante comércio de rua estão mais que inventariadas. Nem vale a pena enumerá-las.


TEXTOS RELACCIONADOS 
(CLIQUE EM CIMA DE CADA TÍTULO)

"BAIXA: O NÓ GÓRDIO" - Texto recomendado, de 2007
COMÉRCIO: os lobos abandonam a presa" - Recomendado, de 2010
"IKEA trata de vir para cá"
"BAIXA: ai, minha Brasileira querida" - Recomendado, de 2012
"A BAIXA vista do outro lado"
"A ACIC reúne para debater..."
"UM COMÉRCIO inadaptado"
"UM COMENTÁRIO recebido..."
"COMÉRCIO: haja fé e trabalho"
"ACIC: um acordar muito ensonado"
"De quem tem medo a ACIC?"
"PRAÇA DO COMÉRCIO: a chinatown..."
"Chorai, crocodilos, chorai"
"COMERCIANTES-Proletários..."
"A ÚLTIMA viagem do pitrolino"
"COMÉRCIO TRADICIONAL, uma mentalidade.."
"É preciso não dormir na noite branca"
"COMÉRCIO: mas, afinal, reivindicar o quê?"
"A BAIXA, a greve e as ilações..." - Recomendado, de 2009
"COMÉRCIO: uma tentativa..."
"QUO VADIS comércio tradicional?" - Recomendado, de 2008
"GRANDE COMÉRCIO: a queda de um mito"

Sem comentários: