sexta-feira, 3 de março de 2017

UM NOVO CANDIDATO A CONCURSO AUTÁRQUICO





A fazer “o caso do dia”, os jornais diários de hoje da cidade avançam que José Manuel Silva, anterior Bastonário da Ordem dos Médicos, avança para a Câmara Municipal de Coimbra em representação do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC).
Como somos um meio de informação muito à frente -embora pouco reconhecido, mas os bons sempre foram assim ao longo da história-, já sabíamos há cerca de uma semana da candidatura do médico de Coimbra à autarquia, mas como nos pediram segredo, como é óbvio, guardamos. Aliás, como temos um presciente ao serviço do blogue, até já antecipámos que algo iria acontecer com o CpC. Não sabíamos era de quem se tratava.
De facto, sem entrar em grandes especificações, o nosso correspondente para as questões mediúnicas -como quem diz para a adivinhação do futuro- Espírito do Carvalho, em 18 de Novembro do ano passado, fez-nos escrever isto: “Pelas movimentações por entre pingos de chuva, tudo indica que o próximo cabeça de lista do CpC para o pleito eleitoral que se aproxima não será Ferreira da Silva, actual vereador eleito.
Pelas manchas de sombra que se estendem aos becos e ruelas da Baixa, tudo parece indicar que, se as negociações chegarem a bom porto, vai haver uma grande surpresa pelo rosto do próximo candidato. Muita gente vai deixar cair o queixo.”
É certo que, vindo de um colaborador que não se apalpa, nunca se sabe se ele se referia a José Manuel Silva ou outro, mas que é facto é que deu-nos a notícia em primeira-mão, e candeia que vai à frente...

UM BOM CANDIDATO PARA UM BOM PARTIDO

Depois do anúncio de Jaime Ramos a concorrer em coligação PSD/CDS/PPM, segue-se a divulgação de José Manuel Silva pelo movimento Cidadãos por Coimbra. Nos ecos que nos chegaram há uma semana, tudo parecia indicar que o médico iria concorrer como independente. Com este caso do dia, dá para ver que o ex-bastonário preferiu apostar no certo. Ou seja, se concorresse sozinho, sem apoio partidário, poderia ser ou não eleito vereador -não é fácil ganhar em Coimbra sem apoio dos partidos. Concorrendo pelas cores do CpC, pelo menos a sua eleição está garantida -graças ao bom trabalho de Ferreira da Silva, o actual representante do movimento no executivo. Isto é, este acordo, entre candidato e força política, é muito bom para os dois contraentes. Ambos saem a ganhar -e a cidade também, porque o pleito, com o valor dos prováveis eleitos, ganha uma nova combatividade.

MAU... MAU!

Quem não deve estar nada a gostar da “brincadeira” é o camarada Manuel Machado. Se já com a pública comunicação de Ramos o seu amanhã -as eleições autárquicas serão de aqui a cerca de seis meses- à frente da edilidade se torna mais nubloso, com o novo corredor de fundo do CpC, José Manuel, o futuro do actual presidente da Câmara fica muito tremido. É muito provável que o aparelho do PS já esteja a afiar espadas, a contactar os melhores da nossa “aldeia” para a equipa de “Manel da Pera”. A coisa promete uma dura batalha para conquistar o cadeirão da Praça 8 de Maio. Mais uma vez o campo de guerra dos candidatos será a Baixa. Durante os próximos meses, de loja-em-loja, de beija-mão em beija-mão, de jantar-em-jantar, com promessas de revitalização para a zona, vai-se baralhar de novo para tudo ficar na mesma. Por cá, pelo Centro Histórico, já ninguém estranha, foi sempre assim nos últimos 26 anos. É óbvio que não vale a pena interrogar sobre o que pretendem fazer. 

E HÁ MAIS?

Tudo indica que a procissão ainda vai no adro. A ganhar fôlego e a posicionar-se como independente está Norberto Pires, professor de Robótica na Universidade de Coimbra. A acontecer, outro bom candidato que muito vem enobrecer a corrida eleitoral. Actual vereador em Condeixa pelo PSD, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Coimbra e ex-presidente do Iparque, Pires, que entrou em rotura com a liderança de Passos Coelho e se desvinculou do PSD, vai chamar a si uma boa fatia do eleitorado conimbricense.
Por outro lado, falta ainda a declaração do PCP. Apesar de não termos contactado o nosso colaborador Espírito do Carvalho, tudo indica que será o camarada Carlos Queirós, actual vereador da Habitação eleito no executivo e que através da abstenção, por várias vezes neste mandato, serviu de muleta a Machado para fazer passar várias medidas algo contraditórias para a oposição.
Tanto quanto julgo saber por declarações anteriores, Carlos Pipi, ou Popó, não está disponível para ninguém. Um fôlego antecipado para quem for candidato.

Sem comentários: