sábado, 20 de março de 2021

BARRÔ: QUEREM VER QUE A ESTRADA É MINHA!?!




No mês passado escrevi aqui sobre o (mau) estado da estrada que liga as aldeias de Barrô e Lameira de São Pedro. Enviei o texto para a Junta de Freguesia de Luso e para a Câmara Municipal da Mealhada.

É uma via muito movimentada com cerca de três quilómetros. Embora curta, é muito utilizada por veículos motores e por naturais das duas povoações para caminhadas a pé durante o dia e ao entardecer.

O último tapete betuminoso em condições desse nome foi há cerca de vinte anos, ainda no tempo do falecido presidente da Junta de Freguesia de Luso, Homero Serra.

Em resposta, Claudemiro Semedo, o actual presidente da freguesia, afirmando que a via é da inteira responsabilidade da Câmara Municipal da Mealhada, mesmo assim lá mandou fazer qualquer coisa para melhorar e não se pensar que, ao percorrê-la, estamos em África. E tem sido assim nos últimos anos. Volta e meia lá vai ordenando para remendar os buracos maiores com uns baldes de alcatrão. Mas a operação é como fazer um “lifting”, uma operação plástica, a uma pessoa com um século. Nunca deixa de ser velha.

Da autarquia recebi a seguinte comunicação:


Exmo. Senhor,

António Quintans

 

Em resposta ao e-mail infra, registado nestes serviços sob o n.º 2372, de 22/02/2021, sobre o assunto mencionado em epígrafe, informa-se V/Exa que, de acordo com o teor do despacho do Exmo. Sr. Presidente desta Câmara Municipal, exarado em 25/02/2021, “a via a que alude é um caminho vicinal da responsabilidade da Freguesia de Luso”.

Com os melhores cumprimentos,

RUI MACHADO
Assistente Técnico - Secretaria

Divisão Administrativa e Jurídica

tel.:231 200 980 (Ext. 222)

e-mail: secretaria@cm-mealhada.pt


Ficamos a saber que a via é um caminho vicinal, que liga aldeias ou localidades próximas dentro de um concelho – se não sabia o significado de “vicinal”, deixe lá, não desespere, eu também não sabia, por isso mesmo tive de recorrer ao dicionário.

Agora vamos à questão principal: se a estrada não é da Junta de Freguesia e também não é da Câmara Municipal, de quem será? Às tantas é minha… Sei lá?!?

 

Sem comentários: