terça-feira, 16 de março de 2021

MEALHADA: TANTA PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO DOS MUNICÍPIOS?

 




Foi anunciado ontem na página da Câmara Municipal da Mealhada mais um debate sobre o futuro dos municípios no Teatro Messias, mas sem público a assistir. No caso e sobre o lema “O presente e o futuro dos municípios portugueses – desafios à governação autárquica”, vai ocorrer no próximo dia 25, pelas 21h00, e pode ser visionado através de transmissão no Facebook e no YouTube do município da Mealhada. Com o envolvimento de cinco edilidades consideradas pequenas, respectivamente, Alcácer do Sal, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Anadia, e representadas por eleitos dos partidos CDU, PSD, CDS, PS e com o Movimento Independente Anadia Primeiro – o Bloco de Esquerda não está retratado –, a reunião promete. A moderação do evento está cargo de João Luís Campos, subdirector do Diário de Coimbra.

Relembra-se que no passado 3 de Fevereiro, sobre o tema “O futuro dos municípios após a pandemia” foi realizado um debate entre os presidentes da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pela autarquia anfitriã mealhadense representada pelo presidente Rui Marqueiro. Neste com apresentação da estrela televisiva Fátima Campos Ferreira, jornalista da RTP1.

Não deixa de ser curiosa a proximidade, entre elas, de duas mesas-redondas com temas tão idênticos, quer no tempo, quer no espaço.

Uma coisa sabe-se, o primeiro encontro, com a apresentadora Fátima Ferreira a quase ignorar Rui Marqueiro, não correu bem. Por isso mesmo, este segundo debate pode servir para purificar e lavar a alma do presidente.

Mas podemos continuar a especular, a sete meses de eleições autárquicas nacionais e a cerca de um mês de se anunciar o futuro político do economista mais conhecido da Bairrada, estranha-se todo este borbulhar em volta das câmaras municipais, pelo menos nesta altura. Para os mais distraídos, recorda-se que no próximo dia 20 de Abril, através de eleição directa, os municípios que compõem a Região Centro vão votar o preenchimento do lugar de vice-presidente da CCDRC, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, em que o candidato é o presidente da Câmara Municipal da Mealhada. Tanto quanto se sabe, nesta altura, é o único concorrente para coadjuvar Isabel Damasceno.

Se Marqueiro for eleito para o anterior lugar deixado vago por Jorge de Brito, naturalmente, deixará vazia a cadeira do poder na terra do leitão e, como é óbvio, abre novas possibilidades de mudança no poder nos próximos quatros anos.

Daí, interrogarmos a razão de tanta efervescência. Será que Marqueiro já sabe que vai ser eleito e já está treinar para o embate que se avizinha? É o mais provável.


Sem comentários: