quinta-feira, 4 de março de 2021

MEALHADA: UMA ANDORINHA CONTOU-ME…

 





Chegou ontem a Barrô um grupo de andorinhas vindas do Norte de África. Como é costume todos os anos, antes de voltarem todas de vez na Primavera, este bando de pássaros batedores vem à frente para saber como se encontram os ninhos construídos no ano anterior nos beirais, para tomarem o pulso à segurança interna da região e a tensão arterial à política partidária da zona.

Uma delas é minha conhecida e fez questão de me vir logo cumprimentar. Vinha estafadinha, coitadinha. À laia de felicitação rápida, atirou: “foram milhares de quilómetros sempre a voar. Só parámos na Mealhada para comermos uma sandocha de leitão. Ui, que saudades que eu tinha, meu amigo. Foi lá que eu soube de novidades… mas amanhã prometo contar-lhe.

Tenho de confessar que não liguei mais ao assunto. Não é por nada, mas por vezes a minha amiga andorinha dá-lhe para inventar umas fofocas que não cabem nem na cabeça do menino Jesus. Já não é a primeira vez que isso acontece.

Mas hoje, depois do almoço, cá estava presente na minha varanda pronta a despejar o saco das novidades.

Para não se pensar que sou eu que estou a inventar, vou colocá-la a falar na primeira pessoa. Vou ligar o gravador:

O amigo sabia que a política partidária na Mealhada anda toda em polvorosa?

Sabia que, pelos vistos, ofereceram o lugar de vice-presidente da CCDRC, Comissão de Coordenação e desenvolvimento da Região Centro, a Rui Marqueiro? Como se sabe, o posto, até há cerca de um mês, foi ocupado por Jorge de Brito e que, manifestando descontentamento, regressou à CIM, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, onde era secretário executivo.

A questão em cima da mesa é que a vacatura deixada por Jorge de Brito tem de ser homologada, através de eleição, pela maioria dos presidentes de Câmara pertencentes à CIM. Ou seja, se Marqueiro for aprovado, num momento em que o futuro se apresenta complicado, sobretudo por uma queixa a decorrer no Ministério Público por prevaricação, é a melhor altura para sair de vez da Câmara Municipal da Mealhada. Marqueiro, com 69 anos, demonstra algum notório cansaço e declaradamente farto de levar pancada e punhalada pelas costas, até provindas de gente que lhe jurou fidelidade.

E, pelos vistos, ninguém lhe leva a mal. Muitos dos seus prosélitos, com lencinhos brancos a serem agitados no ar, abrem-lhe a porta e a oposição em bloco, desde a direita à esquerda, à espera de uma oportunidade, batem palmas.

Mas há mais, meu amigo… Fique a saber que o antigo vereador e presidente da Fundação Mata do Buçaco, Fernando Jorge Franco, está a juntar tropas para avançar e conquistar a autarquia mealhadense. E nada o demove, até porque os apoios, sobretudo dos socialistas descontentes, são mais que muitos.

Se Marqueiro for ratificado para vice da CCDRC, Franco será o cabeça de cartaz dos socialistas. Se a coisa correr mal lá na Comissão e Marqueiro teimar em concorrer à edilidade, Jorge Franco pode avançar à frente de um movimento de cidadãos. Ao que parece, a concelhia socialista, reconhecendo mérito ao novo anunciado, esta semana, até já o baptizou com o ungido de sagração de bom candidato, está com os olhos em Deus a orar para que o processo corra bem a Marqueiro.”

Agora sou a eu a falar. Esta andorinha é completamente marada, não acham?


Sem comentários: