sexta-feira, 1 de setembro de 2017

ONTEM FOI O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL

Resultado de imagem para debate na rtp3, coimbra
(Imagem da Web)





Num mau serviço prestado pela RTP, Rádio Televisão Portuguesa, que é paga por todos nós contribuintes, ontem, em diferido na RTP3, foi o debate entre os seis candidatos representativos das várias forças políticas que concorrem, no próximo dia 01 de Outubro, à Câmara Municipal de Coimbra.
Como foi defendido com protesto por Jaime Ramos, representante da coligação “Mais Coimbra”, constituída pelo PSD, CDS, MPT e PPM, por Francisco Queirós, cabeça-de-lista pela CDU, e também por José Manuel Silva, líder concorrente do movimento “Somos Coimbra", a televisão pública, ao gravar o encontro no Porto quando tem estúdios em Coimbra, discriminou estes candidatos e, sobretudo, os conimbricenses. Por outro lado, digo eu, sendo os debates dos candidatos de Lisboa e Porto realizados em directo, por que raio os da cidade dos estudantes , na mesma linha, não merecem o mesmo tratamento? Quem viu ontem a TVI24 a transmitir o duelo entre os concursantes à Câmara do Porto -em que Rui Moreira, o actual presidente, não compareceu- percebeu toda a diferença. Enquanto a televisão de Lisboa tratar assim Coimbra, nunca mais saímos da cepa torta. Seguindo o exemplo do Porto, talvez fosse altura de criar uma televisão por cabo, a “Coimbra Canal” (embora já exista esta marca na Internet). Nos dias que correm, digo eu, o desenvolvimento de uma cidade passa por aí. Chega de sermos achincalhados por Lisboa!
No tocante ao combate político na RTP3, talvez por ser pouco tempo para seis candidatos, para mim, no global, o seu desempenho, algo sofrível e arrancado a ferros, não convenceu e muito menos foi esclarecedor. Só falando dos três melhores e em nota de zero a vinte, diria que Jaime Ramos, pela convicção e fluidez dos (poucos) temas apresentados, venceu a troca de ideias com 12 valores. A seguir, ficou José Manuel Silva com 11. Em terceiro ficou Manuel Machado com 10. Com um discurso “dejá vù”, estafado e desgastado a apelar que não se dissesse mal de Coimbra, ali, caiu como se estivessem numa festa e houvesse uma súplica para os festivaleiros vestirem de negro, Machado esteve mal. Dos outros, com nota abaixo de dez, não vou pronunciar-me.

Sem comentários: