quinta-feira, 13 de junho de 2019

FALECEU CARLOS DIAS, UM ÍCONE DA CIDADE






Segundo informação provinda do Diário de Coimbra, faleceu hoje Carlos Dias, de 95 anos, um reputado negociante de velharias e antiguidades com o “Velhustro”, a sua loja no Largo do Romal a fazer parte do roteiro da cidade.
Nunca foi acessível estabelecer conversa com o “senhor Carlos do Velhustro”, como sempre foi carinhosamente conhecido. Homem de argumentos eloquentes, convicções poderosas e ideias feitas acerca de tudo o que o rodeava, não era fácil condescender e apanhar a sua flexibilidade. Sem aparente filiação ideológica, não era fácil de chegar ao pensamento crítico interior que o movia. Talvez fosse um anti-sistema ou, sei lá, um anti-poder instituído, no sentido que, embora não o afirmasse claramente, sabia que toda a autoridade corrompe e pode ser corrompida.
Com o seu bigodinho fino por cima do lábio superior, numa mistura entre a sedução de Errol Flyn e a intransigência do escritor filósofo e romancista Albert Camus em aceitar de ânimo leve as correntes existencialistas e marxistas, a verdade é que, fosse pela imagem, fosse pela sua idiossincrasia, Carlos Dias - sem o ser - foi sempre um “intelectual”, um figurão respeitado na sua área profissional, pela generalidade dos conimbricenses, e até pelos presidentes camarários que se foram sucedendo na cidade.
Reconhecido por este blogue como uma das vinte personagens mais carismáticas da Baixa de Coimbra -a que chamei “Rostos Nossos (Des)Conhecidos”, com esta sua partida para a eternidade fica um vazio nesta terra antiga e feita por pessoas de têmpera, ou, como sói dizer-se, “pêlo na benta”, se preferirem.
À família enlutada, em meu nome e da Baixa comercial, se posso escrever assim, os nossos sentidos pêsames. Até sempre, senhor Carlos Dias. Descanse em paz!


POST-SCRIPTUM: O corpo do saudoso Carlos Dias encontra-se em câmara ardente no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes (Capela Páscoa) onde amanhã, sexta-feira, 14 de Junho, pelas 15h00, será realizada a missa de corpo presente e em seguida o funeral para o Complexo Funerário Municipal de Coimbra, em Taveiro.

Sem comentários: