segunda-feira, 27 de maio de 2019

EDITORIAL: POR QUEM CHORAM AS VELHARIAS?







Neste último Sábado realizou-se a Feira das Velharias de Coimbra, no Terreiro da Erva. Vá-se lá saber o porquê, a Polícia Municipal obrigou os vendedores a retirarem as suas viaturas paradas no parque adjacente ao largo – apesar disso, pelos vistos e alegadamente, ainda foi multada uma senhora comerciante de velharias.
Segundo um expositor que estava presente a vender, de Pombal, mas que pediu o anonimato, “É uma vergonha! Obrigaram-nos a retirar as viaturas. Todos reclamámos do procedimento. O agente disse textualmente que o estacionamento era para residentes. Disse também que neste Sábado não multava mas, para minha estranheza apontou no caderno as nossas matrículas. Por outro lado, sem que se entenda muito bem, passaram uma multa a uma senhora. Quando a colega foi perguntar se lhe retirava a coima, ele disse que as multas não são para tirar!
Não é fácil aguentar isto! Chegamos à cidade cerca das 5/6h00 da manhã e, com o material dentro, naturalmente, ficamos nas viaturas até ser dia. Se continuar assim, como fazemos? Houve uma revolta de todos. Não nos podem prender ali dentro, com os pinos levantados até à hora que querem. Parecem tratar-nos como seus funcionários.”


MAS… AO SÁBADO?


Começo por lembrar que há cerca de um mês deu entrada na autarquia um abaixo-assinado subscrito por 37 pessoas e defendido por mim no Executivo municipal. Entre vendedores e simpatizantes, pediam a transferência deste certame para o berço que o viu nascer, ou seja, para a Praça do Comércio. Alegando falta de condições para vender no actual espaço, sobretudo, os vendedores expunham as suas razões.
Por outro lado, saliento, desde 2001, aquando da entrada em cena da coligação entre o PSD e CDS-PP e até 2013 (quando o PS ganhou a Câmara), havia um entendimento tácito entre os serviços municipalizados e a Polícia Municipal para que, tentando chamar mais visitantes e tendo em conta o valor maior do interesse da zona, ao Sábado não fosse cobrado o pagamento de estacionamento público. Em consequência, obviamente, a paragem de veículos era livre.
Porque mudou o procedimento? Querem matar a Feira de Velharias? É, não é? Confessem, que pode ser que sejam indultados de tanta maldade e falta de inteligência.

1 comentário:

Unknown disse...

O problema é que o
m.m. quer fazer do Terreiro da Erva uma bandeira do seu mandato.