quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

UMA LOJA IMPORTANTE NA BAIXA QUE SE VAI






A Lefties, a loja de pronto-a-vestir com sede na Avenida Navarro, na Baixa, e que, há vários anos, veio substituir a Zara, vai encerrar no fim-do-mês. Pertencente ao mesmo grupo Inditex, com sede em Saragoça, em Espanha, este conglomerado de empresas tem várias lojas em Portugal e no mundo.
De fonte segura mas que preferiu o anonimato, próxima de Amâncio Ortega, o dono da Zara, a cerca de meia-dúzia de funcionários já receberam a comunicação de que a decisão é definitiva. Não foi possível obter informação complementar sobre o futuro do estabelecimento, isto é, se irá ser ocupado com outro ramo de negócio. O que se sabe é que o edifício onde até ao início dos de 1980 funcionou o desaparecido cinema Tivoli detém uma área de venda pouco comum nesta parte velha da cidade e distribuída por vários andares.
Sabe-se também que pela sua áurea de modernidade, onde imperavam preços baixos, esta loja era já um marco nesta parte velha da cidade. A Baixa, com este anunciado encerramento vai ficar mais pobre.



2 comentários:

Unknown disse...

è uma pena sim. vamos ver se vai para lá algo...espero que sim.
Já agora acho que queria dizer aura de modernidade, e não áurea ;)

LUIS FERNANDES disse...


RESPOSTA DO EDITOR

Começo por agradecer o comentário e a seguir a atenção dispensada à ortografia. É bom sentir que tenho leitores atentos. Humildemente, gostava de dizer que prescrevo muitos erros. Às vezes, mesmo depois de fazer a revisão mais do que uma vez, só me apercebo deles no dia seguinte. Creio que, quem escreve, sofre da mesma (d)eficiência.
Neste caso concreto, tive sorte, Áurea. Escrevi bem. Ou seja, se em vez de “áurea”tivesse empregado “aura”. Também estaria. Não entendas esta minha explicação como mostra de superioridade. Estou apenas a tentar safar-me e ficar bem na fotografia -mas tu também ficas por que de certo modo também está correcto. Pode empregar-se uma ou outra, tudo depende do conceito abrangente. Vou então socorrer-me de quem sabe mais do que nós:

“Áurea é o substantivo ou adjetivo feminino de áureo que descreve uma coisa feita de ouro, dourada, que brilha ou resplandece.
Em sentido figurado, áurea representa uma coisa magnífica, valiosa, brilhante. Ex: Depois de muito esforço, o atleta teve uma vitória áurea sobre o seu adversário.
A palavra áurea é muitas vezes confundida com aura, no entanto, são palavras distintas com significados diferentes. A aura é um conceito místico, definido como uma força espiritual invisível para quase todas as pessoas e que rodeia o ser humano. Ex: Ele é um ser humano muito bondoso, tem uma aura áurea.
Áurea ou áureo pode se referir ao apogeu ponto mais alto de alguma coisa. Ex: Os anos 70 foram os tempos áureos da nossa organização.”