terça-feira, 20 de abril de 2010

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)

(IMAGEM RETIRADA DAQUI)


Raquel Misarela deixou um novo comentário na sua mensagem "A COLUNA DO JORGE...":



“Quando o sr. Luís publicar o que enviei sobre este assunto, talvez retire o que disse em relação a não reconhecer o erro, citando palavras suas "Concordo consigo também quando diz que reconhecer um erro é dignificante para quem errou”, mas o que é claro para si e para mim e, felizmente, muita gente, não é para o Jorge Neves e é pena..."(Loureiro,Helena,2010)”


CARTA A JORGE NEVES:

Jorge, andei a evitar durante muito tempo escrever ou comentar os textos escritos por ti e, ambos sabemos, plagiados por ti. Há já bastante tempo que notei a tendência esquizofrénica dos textos que publicas ou que são publicados neste e noutros blogues ou jornais. E há já algum tempo que sei que são plágios. Depois do que li hoje neste blogue a questão tornou-se pessoal, como entenderás, pela relação de parentesco que tenho com a Helena. A negação alucinada e infantil, acrescida dos insultos que aqui foram proferidos por ti, esgotara qualquer benevolência ou compreensão da minha parte. Mais do que grave, é triste. Profundamente triste. E mais triste ainda é a tentativa desesperada de reverter a situação, acusando e insinuando, mesquinhamente e maliciosamente, tudo e todos, com perseguições pessoais que, obviamente, só existem na tua cabeça.
Todos nós já plagiámos alguma coisa, mas certamente não tínhamos a responsabilidade moral, perante quem votou em nós, que tu tens por teres sido eleito numa eleição autárquica. Que o faças a nível pessoal, que, como disseste que utilizes textos para orientação naquilo que escreves, volto a dizer, a nível pessoal, é lá contigo. A consciência e a realização pessoal é tua e de mais ninguém. Agora que te apresentes assinando, invariavelmente, como candidato do Bloco, e que o faças, não utilizando apenas algo que te oriente mas textos integrais, o caso, e desculpa Jorge, muda completamente de figura. Não é, e tu bem sabes, apenas um esquecimento ou lapso de aspas ou ausência de informação dos autores dos textos. É a total intencionalidade e apropriação de textos de outros fazendo passá-los por teus. Não há qualquer lapso ou esquecimento quando, depois das primeiras acusações de plágio que aqui foram feitas pelo Marco, respondas com um texto integralmente retirado do blogue “A Educação do meu Umbigo”; não há qualquer lapso ou esquecimento quando se pega num discurso de um Membro da Assembleia de Freguesia da Secção do PS Seixal/Arrentela alterando apenas o nome da cidade e freguesia– De Seixal para Coimbra e de freguesia do Seixal para freguesia de S. Bartolomeu; não há qualquer lapso ou esquecimento quando se pega num texto do blogue o “Insurgente” e se altera apenas o nome da cidade – De Lisboa para Coimbra; e por aí adiante, porque tal como disse, há mais.


http://questoesnacionais.blogspot.com/2010/04/coluna-do-jorge_436.html
http://educar.wordpress.com/2008/11/02/coisas-que-me-irritam-1-almas-de-controleiro/
http://questoesnacionais.blogspot.com/2010/04/um-comentario-recebido-sobre_15.htmlhttp://rumoabombordo.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
http://questoesnacionais.blogspot.com/2010/04/um-comentario-recebido-sobre_10.html
http://oinsurgente.org/2009/07/02/estar-perto-e-um-valor/

Raquel Misarela

**********************************

RESPOSTA DE JORGE NEVES:


 Bom dia Raquel, eu já afirmei diversas vezes que adapto alguns textos ou artigos à realidade de Coimbra, não vejo mal algum nisso, assinava como independente no Bloco e nunca como Bloco de Esquerda. Não insultei ninguém, quando, em relação ao post que o Marco se refere, eu respondi que é um excelente texto, que me ajudou a fazer um trabalho de grupo, da qual postei a definição de Centro Histórico, em algum momento disse que era minha. Raquel, foi a Helena que me "provocou" no “Facebook” por causa de uma fotografia que meti a criticar o PEC, Programa de Estabilidade e Crescimento. Nunca mais sairá nada assinado a fazer referência ao Bloco de Esquerda, Bloco na freguesia acabou, passou a ser Jorge Neves.
Entendo perfeitamente que leves isto como questão pessoal, mas nada tem de pessoal, como sabes tanto tu, como teu pai e a Helena são pessoas que respeito e ate gosto da vossa maneira de ser. Também acho que seria de bom grado terem falado comigo pessoalmente em vez da atitude que teve, mas, no limite, também a entendo, e não levo a mal. Aliás cerca de três dias antes fui avisado que iria acontecer isto. Por mim assunto encerrado. Nada de rancor. Continuarei a fazer o que todos fazem, mesmo que não seja muito ético. O que conta é o conteúdo das coisas. A adaptação de um artigo ou comentário que eu entenda que se deve ajustar à realidade de Coimbra, simplesmente o adequo. Fique bem entendido, não tiro algum proveito financeiro com os artigos.
Abraço
JORGE NEVES

5 comentários:

Anónimo disse...

Nunca neguei, alias sempre o afirmei, que aproveitava artigos e comentários,para melhorar alguns dos textos que escrevo, e alguns adaptava-os a realidade de Coimbra e outros ao que penso sobre determinado assunto, nada de mais, e nada que toda a gente não faça, neste caso especifico "Controleiros",deve-se a alguns ataques que militantes, aderentes e independentes do Bloco, sentem por apoiar o Fernando Nobre.

Anónimo disse...

OS outros dois artigos, considero-os de muita boa qualidade, são medidas que deveriam ser seguidas, não fica nada mal adaptar as mesmas a Coimbra. Não estou a ver qual o problema? nunca utilizas-te nenhuma fotografia, uma planta ou um trabalho de outro para fazeres um trabalho para ti ou para o Bloco ou em nome do Bloco?
Raquel por toda amizade e respeito que tenho por ti e tua familia ficamos por aqui, este assunto ate foi provocado por uma terceira pessoa, e nem foi neste blog.
Hasta

Anónimo disse...

Por amor de Deus, deixem - se de pormenores e vamos continuar a debruçar - nos no essencial.Esta querela não traz nada de novo e até eu que sou um frequentador assiduo do sitio já me estou a desmotivar de consultá - lo pela " mesquinhez " ( não do seu autor que fique bem claro ) do caminho que está a ser seguido.
O superior dever de cidadania a todos impõe bom senso e o retornar aos proficuos caminhos pelos quis todos, até há pouco, enveredávamos.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o seu comentario caro"anonimo", este espaço tem sido um excelente meio para apresentar ideias e critica construtiva sobre a Cidade, deverá continuar a ser, eu cá vou continuar a escrever o que me vai na alma, e o que penso que podera ajudar para melhorar a qualidade de vida para todos.
Abraço

Anónimo disse...

"Sempre que NÃO és criticado, significa que estás a ir onde todos vão, a pensar o que todos pensam e a fazer o que todos fazem. Os teus resultados serão os que todos têm."
(Rui Gabriel)