sábado, 26 de dezembro de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE (....)



Jorge Neves deixou um novo comentário na sua mensagem "QUE DIA É AMANHÃ?":




Como falar algo novo sobre o Natal?
Natal é um evento tão corriqueiro, tão badalado, recorrente, mas ainda assim parece ser um assunto bastante difícil de se comentar. Quero dizer, escrever a respeito. Isto porque, em princípio, para se escrever um bom texto é preciso que se tenha uma ideia inédita, ou que, pelo menos, se diga algo novo.
Como falar algo novo sobre o Natal? Comemora-se o Natal há séculos (desde o século IV); como falar algo novo sobre um assunto assim, tão conhecido, tão importante, quase universal?
Talvez esse bloqueio ocorra por que é difícil fugir aos estereótipos natalinos culturais, capitalistas e religiosos, já tão misturados e já tão enraizados. Ceia de natal, árvore de natal, peru, missa do galo. Calma aí! Mas quem vai para a panela não é o peru? Deixa para lá! Voltando às festas de Natal: amigo oculto (que chatice), presentes, Papai Noel -Já o viu? Anda por aí... nos shoppings fixando-se em criancinhas – para a fotografia.
Então! E o dono da festa? Alguém se lembrou dele? Até quase nos esquecemos do tema da festa! O nascimento de Jesus e com ele a esperança de salvação de todas as almas através do amor ao próximo. Mesmo que não esteja provado que Ele nasceu nesta data é isto que se comemora, pelo menos em toda a cultura ocidental de base cristã.
Por outro lado, talvez seja difícil escrever sobre o Natal, por ser tão desigual a concepção de Natal de cada um. Para muitos um Natal feliz seria tão simples como ter um pedaço de pão e água para a ceia ou ver a sua enfermidade curada, para outros tantos o grande feliz Natal que eles esperam talvez seja um pouco de paz, para alguns um natal feliz seria viajar e fugir de todos os estereótipos capitalistas.
Enfim, não se tem muito como fazer diferente. Quer dizer, até tem. Difícil é romper com tudo isso e fazer um o Natal diferente. No entanto, é importante fazer com que o Natal seja um momento de reflexão, de reencontros, de fraternidade, de solidariedade e de paz. Fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar o Natal do outro um momento feliz. Anular-se um pouco para poder conhecer melhor o outro. Mesmo que você não compartilhe desta cultura ocidental (consumista) aproveite o tempo para vivenciar o amor em todas as suas facetas, assim o seu Natal poderá não ser o melhor Natal do mundo, mas será, a seu modo, um Natal feliz.
Depois das festas escrevemos nos blogues, posta fotos, conta as últimas novidades, as gafes, os copos que se bebem em demasia, os presentes, etc. Mas, infelizmente, desse chavão não poderei me furtar: Bom Natal e Feliz Ano Novo.

Jorge Neves
jmfncriativo@gmail.com

Sem comentários: