quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A COLUNA DO JORGE...



A vida


Muito tenho ouvido daqueles que não querem modificar suas atitudes. Ou então daqueles que querem defender que um mundo mais humano e justo está apoiado em modelos que nunca deram certo.
Realmente quando algo novo aparece, as pessoas ficam assustadas. Repensar valores nos quais nos apoiamos durante séculos, causa medo naqueles que querem manter as coisas como estão. E aí o que fazem? Partem para o ataque.
Recentemente ouvi que a ninguém mais é dado o direito de saber o futuro, pois vivemos na incerteza do dia-a-dia. Essa capacidade seria somente do Amado Mestre Jesus Cristo. E ainda afirmam, se tu não és Ele, então trabalhas para o outro lado. O “diabo se apoderou de ti”.
É interessante ressaltar que para certas pessoas quem não estiver do lado da Igreja Católica, jamais fará o bem. Jamais conseguirá mostrar novos caminhos e alertar a humanidade sobre seus erros.
Afirmo: sou agnóstico, um homem que apenas gosta ajudar os outros. Jamais mudarei a minha maneira de ser, já que o meu trabalho é apoiado no amor, na solidariedade e na humildade.
É incompreensível que as pessoas sabendo sobre o que falamos, lendo a mensagem, ainda se grudam a meros detalhes. Se temos o direito de fazer planos para o futuro e sobre qual o caminho que fará mal para a humanidade, porque é que nos estão a barrar esse direito. Eles querem ajudar, criam medidas anti-crise, pois da maneira que a vida está, não pode continuar. Os poderosos estão a destruir o mundo, a mais bela criação. Como é que as pessoas não descortinam isso? Alguém está contente com esse mundo usado para dar tudo aos “dominantes” e quase nada para a população? Esse é o Mundo que queremos? Realmente os antepassados foram qualificados de sinónimos humilhantes à sua época. Porém depois, passados alguns anos, a humanidade viu que estava errada e os elevou à condição de profetas. Já sabíamos que não conseguiríamos atingir todos, mas se apenas uma pessoa modificar as suas atitudes e realmente lutar por um mundo melhor, já terá valido a pena. Sabia que seria contestado, mas também sei que muitos me reconhecerão. E são justamente esses que me interessam: aqueles que desejam formarem um Mundo de Amor e Solidariedade. Os outros, ainda terão um longo caminho a percorrer...Para ser claro, salvos não serão aqueles que me seguirem, pois não sou exemplo de coisa alguma. Defendo que aquele que mudar para melhor as suas atitudes e amar ao seu próximo como a si mesmo, fazendo ao outro somente aquilo que gostaria que o outro lhe fizesse! O quê mais será necessário fazer?
Alguém acredita que nos vão ajudar quando as nossas erradas atitudes nos colocarem em risco de eliminar toda a vida da face da Terra? Não apenas um povo isolado. É isso que irá acontecer se não nos amarmos, se não mudarmos a nossa maneira de ver a vida e de nos relacionarmos com nosso Planeta. Ou alguém ainda não percebeu os milhares de vidas que perdemos anualmente pela intensificação das mudanças climáticas? Somente em 2009 já foram centenas de milhares. Esses avisos de nada têm servido? Acreditaremos somente quando a água bater no nosso pescoço? Ou quando tudo isso nos trouxer prejuízos económicos?
Eu quero um mundo mais humano e justo. E eles querem que toda a humanidade dê as mãos no momento da colheita do mal que plantamos? A própria ciência já reconhece que teremos tempos difíceis pela frente. Que o mar continuará a subir durante séculos, desalojando bilhões de pessoas. Que teremos falta de alimentos, desertificação de áreas, aumento de epidemias. Ainda teremos tufões, furacões, tornados, tempestades, enfim uma série de mazelas que cada vez se tornará mais intensas. E isso tudo é fruto do nosso desenvolvimento incorrecto e desta sociedade egoísta e fria que criámos, apoiada totalmente em dinheiro e colocando o valor de cada um de acordo com sua conta bancária. O dinheiro existe sim. Porém, existe para ajudar a humanidade no seu progresso, e não para dividi-la e aumentar as desigualdades sociais.
Entendam os que puderem, quiserem, e merecerem. A minha parte está, e continuará a ser feita, independentemente do que as pessoas falem. Quero ajudar uma sociedade deturpada a voltar para o amor e justiça.
Todos possuem a capacidade de mudar seus corações e suas atitudes no caminho da verdadeira evolução, que é essencialmente moral e espiritual.


Jorge Neves – jmfncriativo@gmail.com

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

Um bonito texto, com muita profundidade.
Parabéns Jorge.