terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A COLUNA DO JORGE...



Já não existe “porta do cavalo nos HUC”!


No primeiro dia de Inverno, foi acompanhar a minha esposa a uma consulta externa da Tiróide nos HUC, até ai nada de errado. Apanhámos o autocarro na Baixa, chegámos ao hospital e dirigimo-nos ao sexto andar, onde se realizava a consulta. Fizemos a respectiva inscrição no secretariado e aguardámos no corredor juntamente com mais de uma dúzia de utentes.
Li o jornal do dia, mais uns panfletos, e fui até à casa de banho, a porta não fechava, não havia luz, voltei a sentar-me sem reclamar; avarias e falhas existem e continuarão a existir sempre.
Já estava a ficar cansado de tanto tempo estar sentado. Levantei-me, meti as mãos nos bolsos, andei corredor acima e corredor abaixo, quando me saltou à vista um placard de acrílico com diversas informações aos utentes dos serviços de Endocrinologia dos HUC. Despertou-me a atenção um aviso que tinha as letras maiores que os outros e cores fortes. Aproximei-me e comecei a ler, nem vou sintetizar o que li, mas sim transcrever na íntegra o que estava no referido aviso, para que cada pessoa se indigne da maneira que melhor entender;

“ De acordo com o Boletim de direcção dos HUC datado de 88/05/03, são atendidos, no inicio da consulta com a prioridade estabelecida os funcionários dos HUC.
Assinado
Profª. Manuela Rebelo Carvalheiro
Directora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo”


Em meu nome e em nome de quem se indignar com situações semelhantes, solicito ao Sr. Director dos HUC, que meta fim a esta e outras situações semelhantes que existam nos HUC, os utentes agradecem.


Existem limites! Não concorda?


Jorge Neves
Coimbra
jmfncriativo@gmail.com

6 comentários:

Anónimo disse...

Posso confirmar que é verdade, a utente em causa sou eu, não reclamei como é meu hábito,mas o meu marido não deixa escapar nada.

Marinela Neves

Anónimo disse...

Não só não me indigno como concordo com a medida. Tem algum cabimento que um funcionário esteja numa fila de atendimento do estabelecimento onde trabalha? Se estiver horas à espera, fará seguramente esperar outros utentes!
NOTA: Eu nem sequer sou funcionário dos HUC.

Anónimo disse...

Muito bem senhor anónimo, enquanto o funcionario na hora de serviço passa a frente dois utentes e é atendido, outros utentes esperam no serviço que estão afectos, espero que nunca seja o srº ou srª que estejam à espera.Aposto que nem a consulta e exames pagam como os outros utentes.

Anónimo disse...

Sr. Jorge Neves
Sabe que os funcionários dos HUC e de outras instituições da Saúde não estão isentos das taxas moderadoras? Aposta perdida.
Anónimo (por enquanto)

Anónimo disse...

Sei sim, mas tambem não os vi a pagar a taxa moderadora. nem a marcarem a proxima consulta para daqui a 4 meses como os outros.

Anónimo disse...

Por norma nunca mantenho uma discusão sobre um tema com pessoas anónimas, com o meu devido respeito, mas quando o assunto se refere a falta de etica e de principios, como e o caso do meu tema, costuma abrir umas excepções.
Sou funcionário público, mas do Ministério da Justiça, isso não me issenta de pagar custas judiciais, registos criminais e outros que sejam tratados nas Instituições que pertencem ao mesmo, nem passo à frente de ninguem para ser atendido quando tenho tratar algum assunto pessoal e muito menos na hora de serviço ( ou meto um artigo de ferias ou se a lei o contemplar o referido artigo e entrego a referida justificação da ausencia de serviço.Respeito a sua opinião mas não concordo com ela, neste caso em concreto havia utentes de Castelo Branco e de Monte Real sentados á espera.