terça-feira, 10 de maio de 2022

O REPÓRTER ESTAVA LÁ… E VIU E OUVIU, OU TALVEZ NÃO…





O RALHETE


Na última Sexta-feira reuniu a Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista da Mealhada. Alegadamente, não se terá realizado por falta de quórum. Ou seja, os militantes do órgão não compareceram à chamada de Rui Marqueiro, presidente da estrutura.

No dia seguinte, Sábado, porventura, o telefone de casa do ex-presidente da edilidade mealhadense tocou. Do outro lado do fio, desde Lisboa, uma voz grossa e severa, parecia querer partir tudo e abalar a paz bucólica da aldeia de Antes. Era Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e deputado eleito à Assembleia da República pelo Círculo de Aveiro:


- Alô, Dr. Rui Marqueiro? Daqui Pedro Nuno Santos…

- Quem? Pedro… quê?… dos Leitões... do restaurante?…

- Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas.. A ultima vez que falámos foi por causa da “Linha da Concordância”… Não sei se está a ver…

- Então não estou a ver? Claro que sim, senhor ministro… (acompanhado com uma leve curvatura da cabeça)

Não me diga que vai dar-me boas notícias acerca da requalificação da Estação da Pampilhosa? É isso? Ai se for, na próxima reunião de Câmara vou cilindrar o Franco… (e acompanhado do esfregar da mão direita na barriga)… Eu sempre soube que podia confiar em si…

- Não, senhor doutor, não é nada disso…

- Não? (e pelo tom de voz aos soluços de Marqueiro parecia ter sofrido uma apoplexia) Então... se...nhor... mi….nistro?...

-Estou muito chateado consigo, camarada. Muito mesmo! O que é que se passa consigo? Então já não consegue arregimentar, ao menos, a Concelhia?

Tenha paciência, camarada, mas vai ter de se virar. Ou vai à luta… por exemplo, comparecer nas Assembleias Municipais… Ou vai ter de largar a presidência…

Isto não pode continuar…

- Muito bem, senhor ministro… Vou pensar… (acompanhado da curvatura da cervical)


Sem comentários: