segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A SORRIR SE DIZEM VERDADES INCÓMODAS...



Num amável convite feito por José Gomes, o mentor do jornal satírico semanário Movimento Humor, nascido em Coimbra neste 5 de Outubro, Dia da Implantação da República, deixo aqui a minha contribuição para o número primeiro.

O REGADOR



Neste terceiro Sábado de Setembro, encontrei o Chico Pintelho a transpirar arduamente com o seu Smartphone no escritório de todos os dias: a esplanada d’A Brazileira, na Rua Ferreira Borges. Estava acompanhado com um regador.
Como sempre, mal me avistou, como que a convocar-me, com aquela voz caninha de irritante provocação, atirou logo: “olha o Luís Fernandes!”.
O Pintelho é uma sofisticada e moderna espécie de Jean Valjean, o personagem de Os Miseráveis, de Vitor Hugo, um sem-abrigo a quem o Estado paga para não ir preso, já que os gastos com o presídio ficam mais elevados.
Sentei-me a seu lado. Depois dos cumprimentos da praxe, atirei: “Sempre a trabalhar!
-Claro! O RSI só chega lá para vinte e poucos… Estou a acompanhar em “streaming” a conferência, em Lisboa, sobre “O Futuro do Trabalho dá que Pensar”. Estou muito preocupado…
-E o regador, aqui em cima da mesa? É para quê? Interrogo.
-Vim há pouco do Parque Verde. Com uma vasta comitiva, tudo gente importante incluindo o ministro da saúde, estive lá a regar a oliveira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Vou ser membro pleno da Associação dos Amigos da Rega da Oliveira SNS, que está a ser criada na cidade. Vou ser o “regador” de serviço. O esforço vai ser gigantesco. Trabalho muito e arduamente pela causa nacional, não acha?
-Estamos CÃOversados.

1 comentário:

CD disse...

Bem verdade, há gente que só se lembra do SNS quando é para regar a Oliveira....