terça-feira, 9 de outubro de 2018

ENCONTROS IMEDIATOS PARA SORRIR

Resultado de imagem para gandulo
(Imagem da Web)




Como é hábito, acompanhado dos jornais diários em cima da mesa e do seu inseparável Smartphone, encontrei o Chico Pintelho, muito compenetrado e a transpirar por todos os poros, a ler um livro num dos seus escritórios na Baixa. Desta vez estava sentado na esplanada do Café Santa Cruz. Com os seus óculos escuros na ponta do nariz, sorriso amarelo às cores, o cabelo cheio de brilhantina e um intenso odor a perfume Lacoste, parecia um personagem mítico a fazer-me lembrar Rui Rio.
Contrariamente ao costume, em que os seus olhos parecem um farol a varrer tudo em redor, estava de tal modo alheio ao que se passava à sua volta que tive de o abanar com força no ombro e atirar:
- Então, Chico? Já não ligas aos amigos? É?…
Foi então que, pausadamente e a fazer-me lembrar Cavaco Silva, na sua voz de caninha rachada, replicou:
- Olha o Luís Fernandes! Desculpa, mas como estou embrenhado na leitura nem dei por ti…
- Quem te viu e quem te vê! (Atirei com ironia) Que obra-prima te pode prender assim toda a atenção que nem olhas aquela boazona de mini-saia que entrou agora no café? Estás doente?
- Não, pá! Estou a preparar-me para a formação de primeiros socorros para animais de companhia que vai decorrer no próximo Domingo na Baixa e que será prestada pelos Bombeiros de Valongo.
- Ai sim? Nem sabia…
-Não sabias, como? Então se esta formação é aconselhada pela APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, aos comerciantes?
-Tens a certeza?
-Claro que tenho! E tem lógica! Se os comerciantes estão mortos, faz todo o sentido, ao menos, salvar os animais! É ou não é?

Sem comentários: